A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Esportes

UFC 2023: Brasileira de Suzano estreia como treinadora de atleta tcheca

Faixa marrom de jiu-jitsu, Jaqueline Almeida faz parte da equipe técnica responsável pelo rendimento da lutadora peso-galo Lucie Pudilova

Bruno Hoffmann

14/04/2023 às 19:46  atualizado em 14/04/2023 às 20:05

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
A atleta Lucie Pudilova tem na equipe a brasileira Jaqueline Almeida (a última à direita)

A atleta Lucie Pudilova tem na equipe a brasileira Jaqueline Almeida (a última à direita) | Divulgação

O UFC 2023 tem competição marcada para este sábado (15), nos Estados Unidos, e vai contar com a participação de uma brasileira na equipe técnica da peso-galo da República Tcheca. Natural de Suzano, na região metropolitana de São Paulo, Jaqueline Almeida faz parte do grupo comandado por John Kavanagh, referência internacional em MMA. Eles são responsáveis pelo rendimento da tcheca Lucie Pudilova, de 28 anos.

Continua depois da publicidade

Neste sábado, quando o torneio tem início em Kansas City, a lutadora de artes marciais mistas desafia Joselyne Edwards, da Jamaica.
 
A história de Jaqueline na modalidade se intensificou em 2016, quando ela mudou para a Irlanda para estudar ingês. No tempos livres, ela treinava jiu-jítsu, ainda de forma amadora. Hoje, aos 31 anos, ela é faixa marrom, além de multimedalhista internacional, comentarista esportiva, palestrante do TedX Talks e idealizadora de um projeto social que ensina autodefesa para mulheres em Dublin.

Em paralelo, a brasileira reforça equipes técnicas profissionais de artes marciais para competições de alto rendimento. Neste momento, a suzanense auxilia no preparo físico de Lucie Pudilova, para o UFC 2023: 
 
“Ser convidada pela Lucie [Pudilova] para fazer parte de sua equipe técnica é uma honra para mim, ainda mais por poder trabalhar ao lado do John [Kavanagh], referência internacional em MMA. É estar com os melhores. Minha principal atividade no grupo é estar atenta ao condicionamento físico da lutadora, para que ela chegue com o peso certo e preparada para encarar as adversárias de sua categoria”, complementa a brasileira.
 
Lucie Pudilova é da República Tcheca, e tem 14 vitórias no currículo. Esta é a sétima vez que ela luta no UFC, e já venceu na categoria peso-galo em uma oportunidade. Os treinos com a brasileira começaram há aproximadamente dois anos.
 
Segundo Jaqueline, seu método de trabalho não visa apenas o corpo. Compreende autoestima e mente saudável. A brasileira se vale, também, do vínculo, da amizade que tem com Lucie.
 
“A preparação para participar de um MMA é mais longa, se compararmos com outras modalidades esportivas. Na última semana, o atleta tem de ficar mais concentrado e descansar bem, uma vez que o corte de peso é grande. Para se ter ideia, Lucie estava com 68 quilos. Ela tem de estar um dia antes da luta com 61,6, para se pesar e ser autorizada a competir. Para tanto, apostamos em técnicas e em movimentações que a fazem treinar e, ao mesmo tempo, a suar bastante”, revelou.

A competição
 
A jornada de 2023 do UFC acontece neste sábado (15), às 18h30 (card preliminar) e às 21h30 (card principal). O pré-show está marcado para as 18h.
 
O UFC será transmitido em tempo real pela plataforma Fight Pass, serviço de streaming próprio da companhia e, também, na Band TV.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados