Entre em nosso grupo
2
Esportes
Técnico esteve envolvido em caso de estupro de uma adolescente de 13 anos, em 1987
Continua depois da publicidade
Cuca fará sua terceira passagem pelo Atlético-MG | Lucas Souza/Atlético
Cuca foi apresentado neste domingo (29/12) pelo Atlético-MG, clube onde conquistou a Libertadores em 2013, a Copa do Brasil em 2014 e o Campeonato Brasileiro em 2021. O treinador já passou por 10 times diferentes no Brasil.
Continua depois da publicidade
Apesar de colecionar memórias em times como Palmeiras, o próprio Galo e Santos, Cuca é especialmente lembrado por sua rápida passagem pelo Corinthians, onde comandou o clube em duas partidas.
Em 2023, a torcida e o time feminino do Corinthians, fortemente envolvidos no movimento “Respeita as Minas”, manifestaram descontentamento com a chegada de Cuca, condenado em 1989 por estupro na Suíça.
Durante a estreia do treinador, o time feminino do Timão publicou uma nota contra a contratação de Cuca.
Continua depois da publicidade
“Estar em um clube democrático significa que podemos usar a nossa voz, por vezes de forma pública, por vezes nos bastidores. "Respeita as Minas" não é uma frase qualquer. É, acima de tudo, um estado de espírito e um compromisso compartilhado. Ser Corinthians significa viver e lutar por direitos todos os dias”, diz a nota.
Após tantos anos, o caso havia voltado à tona em abril de 2023, quando a diretora dos Arquivos do Estado do Cantão de Berna, Barbara Studer, confirmou que havia sêmen de Cuca no corpo da vítima, que em 1987 tinha apenas 13 anos.
Apesar da condenação, o caso foi anulado pelo Tribunal Regional de Berna-Mittelland, na Suíça, que corroborou com a defesa de Cuca, que alegava que o julgamento de 1989 ocorreu sem a presença do réu e de seus advogados, o que o impediu de se defender.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade