Entre em nosso grupo
2
Esportes
Um dos maiores jogadores de basquete e ex-jogador da NBA, faleceu nesta quarta
Continua depois da publicidade
Ex-jogador da NBA Jerry West morreu nesta quarta-feira | Reuters/Folhapress
Jerry West, um dos maiores jogadores de basquete e ex-jogador da NBA, faleceu nesta quarta-feira (12) aos 86 anos. A informação foi anunciada pelos Los Angeles Clippers, clube do qual ele foi conselheiro no final de sua vida, e grande rival do outro time da cidade, os Lakers, time que defendeu durante toda sua carreira.
Continua depois da publicidade
West foi armador dos Lakers de 1960 a 1974. Conquistou seu único título da NBA em 1972 e foi medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos de Roma 1960 pela seleção de basquete dos Estados Unidos. Nos anos posteriores, trabalhou como dirigente em vários times da NBA, mais recentemente nos Los Angeles Clippers.
O atleta é um dos maiores contribuidores da história do esporte. Jerry West venceu nove campeonatos da NBA, atuando como jogador, olheiro, treinador, executivo e consultor.
Pelos Lakers, West jogou por 14 anos, somando 932 partidas. Ele conquistou o título apenas uma vez, na temporada de 1971 a 1972. Pelo Los Angeles Lakers, ele ganhou 10 títulos do nas décadas de 1980 e 2000.
Continua depois da publicidade
Ao todo, ele conta com 12 seleções All-NBA e cinco All-Defensive em 14 anos como jogador dos Los Angeles Lakers. Atuou também como conselheiro do Golden State Warriors, que venceu quatro títulos neste século, entre os anos de 2015 e 2022.
O ex-jogador pertence aos 75 melhores que já estiveram na NBA.
Nas finais de 1970 contra os Knicks, West fez um dos arremessos mais memoráveis da história da liga. Com os Lakers perdendo por dois pontos e o relógio se esgotando, seu arremesso de buzina de além da metade da quadra empatou o jogo.
Continua depois da publicidade
Neste mesmo ano foi celebrado como um dos grandes jogadores de seu tempo, além de liderar a liga em pontos. Foi neste ano que se consagrou campeão com o Los Angeles Lakers, o primeiro em número de assistências e eleito o MVP (“most valuable player”, ou “jogador mais valioso”) do jogo das estrelas, tradicional celebração realizada anualmente.
O ex-jogador foi eleito três vezes para o Hall da Fama e era chamado de "Mr Clutch", algo como Senhor Decisivo, por seus arremessos precisos de três pontos no estouro do relógio e pela habilidade de fazer grandes jogadas em momentos cruciais das partidas.
Embora a liga nunca tenha reconhecido oficialmente, acredita-se que Jerry West teria inspirado a logo da NBA, utilizada desde 1969. Por ser um dos principais astros do campeonato na época, o jogador era visto com bons olhos pelos torcedores, o que pode ter sido o motivo da inspiração.
Continua depois da publicidade
O modelo da logo foi escolhido por Alan Siegel após uma pesquisa sobre qual seria o "rosto" da NBA. West, então, teria sido escolhido como modelo para representar a liga. A logo estampa as cores branca, azul e vermelha, que são as cores da bandeira dos Estados Unidos.
*Texto sob supervisão de Lara Madeira
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade