Entre em nosso grupo
2
Esportes
Ano ficou marcado por conquistas inéditas de times brasileiros, argentinos, ingleses e espanhóis
Continua depois da publicidade
Botafogo conquistou pela primeira vez a Libertadores após vencer o Atlético-MG por 3 a 1 | Vitor Silva/Botafogo
O futebol brasileiro e internacional ficou marcado pelas conquistas inéditas e pelo fim de jejum durante 2024. Com isso, a Gazeta preparou uma retrospectiva do que aconteceu neste ano. Confira.
Continua depois da publicidade
O ano já começou com o Corinthians de volta à liderança da Copinha Paulista, após vencer o Cruzeiro por 1 a 0, em janeiro de 2024. O maior vencedor do campeonato, com 11 títulos, estava em jejum há cinco anos.
Em fevereiro, foi a vez do São Paulo garantir mais um título em sua galeria e, desta vez, inédito. Após vencer o Palmeiras nos pênaltis, o tricolor paulista se consagrou campeão da Supercopa do Brasil.
A competição é disputada pelos campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil do ano anterior, ou seja, Palmeiras e São Paulo, respectivamente.
Continua depois da publicidade
Já em abril, o Palmeiras venceu o rebaixado Santos por 2 a 0 e se consagrou tricampeão paulista. O time alviverde soma 26 campeonatos paulistas, atrás apenas do Corinthians com 30 conquistas.
Em julho, a Argentina venceu a Colômbia na final da Copa América, por 1 a 0, e se consagrou a campeã da competição. O Brasil foi eliminado pelo Uruguai nos pênaltis, nas quartas de final da competição.
Em agosto, a Seleção Feminina de futebol conquistou a medalha de prata nas Olimpíadas de Paris 2024. Em uma campanha histórica, vencendo as poderosas Espanha e França, o Brasil voltou à final olímpica após 16 anos.
Continua depois da publicidade
O jogo terminou em 1 a 0 para os Estados Unidos, carrasco brasileiro que já tirou duas medalhas de ouro, nas Olimpíadas de Atenas (2004) e Pequim (2008).
Por outro lado, a Seleção Masculina de futebol não chegou a se classificar para a competição.
Já em setembro, o Brasil garantiu uma inédita medalha de prata no futebol de cegos das Paralimpíadas de Paris 2024. A Seleção foi derrotada nos pênaltis pela Argentina e perdeu a invencibilidade na competição.
Continua depois da publicidade
Desde 2004, quando a modalidade foi adicionada nas Paralimpíadas, o Brasil sempre garantiu a medalha de ouro, mas na edição de Paris a história foi diferente.
Em outubro, a Seleção Brasileira conquistou o hexacampeonato mundial de futsal após vencer a Argentina por 2 a 1. Com a vitória, o Brasil reconquistou o título após 12 anos.
A campanha brasileira começou como líder da fase de grupos, seguido pelas vitórias em cima da Costa Rica, Marrocos, a surpreendente Ucrânia e, por fim, Argentina.
Continua depois da publicidade
Em novembro, o Flamengo enfrentou o Atlético-MG na final da Copa do Brasil 2024 e se consagrou o campeão da competição, vencendo no agregado por 4 a 1. A decisão foi despedida perfeita para Gabigol, que marcou duas vezes no jogo de ida.
Com o troféu, o rubro negro deixa o Palmeiras para trás e se junta à Cruzeiro (seis títulos) e Grêmio (cinco títulos) como um dos times mais campeões da competição, com cinco títulos.
Ainda em novembro, o Racing se consagrou o campeão da Sul-americana após vencer o Cruzeiro por 3 a 1. O time argentino conquistou o título pela primeira vez em sua história, derrubando três brasileiros ao longo da competição. Veja lista.
Continua depois da publicidade
O mês de novembro ficou marcado pela conquista de títulos inéditos. Assim como o Racing, o Botafogo conquistou pela primeira vez a Libertadores após vencer o Atlético-MG por 3 a 1.
A partida foi marcada por altos e baixos para o time carioca. Logo no início do jogo, um de seus jogadores foi expulso e, mesmo com um a menos, o Botafogo conseguiu controlar o Galo e conquistar a América.
O Brasileirão foi decidido apenas em sua última rodada, em dezembro, quando o Botafogo precisava apenas de um empate para vencer, já o Palmeiras precisava vencer e contar com a derrota do carioca.
Continua depois da publicidade
No final, o Botafogo se consagrou o campeão do Brasileirão após bater o São Paulo por 2 a 1 em casa. Já o Palmeiras perdeu a chance de um tricampeonato inédito após ser derrotado pelo Fluminense em jogo com poucos gols, 1 a 0.
O time da estrela solitária não conquistava o Campeonato Brasileiro desde 1995, quando ainda existia a fase de mata-mata.
Quase no fim do ano, o Real Madrid bateu o Pachuca por 3 a 0 e conquistou a primeira edição da Copa Intercontinental, o mais novo mundial de clubes. A partida ficou marcada pelo show de Vini Jr., eleito melhor do mundo pela Fifa, e Rodrygo.
Continua depois da publicidade
Devido ao regulamento da Copa Intercontinental, o clube merengue disputou apenas uma partida na competição e foi o campeão. Entenda o formato do novo mundial.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade