A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 18 Outubro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Esportes

Reinado de Pelé inspirou música comovente sobre o Corinthians

Durante a carreira do Rei o Corinthians não ganhou nada; jejum inspirou Meus 20 Anos, de Paulinho Nogueira, que revela o sofrimento da Fiel

Bruno Hoffmann

04/01/2023 às 12:50  atualizado em 04/01/2023 às 13:07

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Capa de disco de Paulinho Nogueira

Capa de disco de Paulinho Nogueira | Reprodução

O surgimento de Pelé foi um calvário para o Corinthians. O Rei tinha no time do Parque São Jorge sua vítima preferida. O clube da Capital chegou a ficar 11 anos sem uma vitória contra o Peixe, ou 22 jogos seguidos sem triunfos do Timão.

Continua depois da publicidade

A cada ano, a cada título perdido, a cada bola na trave, a angústia da Fiel aumentava. O Corinthians ficaria 22 anos, 7 meses e oito dias sem ganhar nenhum título relevante, de 1954 a 1977.

Esse sofrimento causado principalmente por Pelé inspirou o violonista Paulinho Nogueira a criar Meus 20 anos, considerada a mais singela e comovente música sobre o Corinthians.

A letra começa com o sentimento dos torcedores durante as décadas de 1960 e 1970: São 20 anos de espera / Devoção e muito amor / Cada vitória é uma festa / E a derrota um dissabor / Até um simples empate que podia consolar / Geralmente é conquistado quando é preciso ganhar...

Continua depois da publicidade

Ao fim , o autor, ressentido, clama pelo dia da revanche: Meu São Jorge, me dê forças / Pra poder um dia, enfim / Descontar meu sofrimento / Em cima de quem riu de mim.

Pelé se despediu oficialmente do futebol em 1º de outubro de 1977, em uma partida entre New York Cosmos e Santos, em Nova York, nos Estados Unidos. Duas semanas depois, contra a Ponte Preta, no estádio do Morumbi, o Corinthians finalmente voltava a gritar: "É campeão".

Questionado por este repórter, em uma entrevista em 2009, se tinha alguma birra contra o Corinthians, Pelé respondeu:

Continua depois da publicidade

"Que é isso? Eu adorava o Corinthians. Tem garoto aí que diz: 'Pô, meu pai falou que você tinha raiva do Timão!'. Eu respondo: 'Seu pai está errado. É mentira. Eu adorava o Corinthians. Foram 18 anos me deixando ganhar, me deixando fazer gol, nunca me tratando mal'", explicou, entre risos, eterno camisa 10.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados