Entre em nosso grupo
2
Esportes
Se levantar mais uma taça da Liga dos Campeões da Europa nesse sábado, os espanhóis vão alcançar a marca de 15 conquistas
Continua depois da publicidade
Real Madrid busca 15ª conquista | Reprodução Twitter / UEFA
Quando se trata de futebol, a Europa tem um dono: o Real Madrid. A equipe espanhola já conquistou a principal competição por clubes em 14 ocasiões.
Continua depois da publicidade
A soberania merengue começou na década de 1950. Foram seis conquistas em 10 anos para a geração encabeçada por Alfredi Di Stéfano. No final dos anos 1990 e começo do novo século, mais três taças da Liga dos Campeões da Europa. Nos últimos 10 anos, mais 5 "orelhudas" para a coleção.
Nesse sábado, o Real luta para alcançar a impressionante marca de 15 títulos continentais, algo nunca alcançado por nenhuma equipe do planeta, mesmo em partes do mundo onde o futebol é menos popular e a hegemonia mais possível.
Já existiu uma época em que a diferença técnica entre Libertadores e Liga dos Campeões era menor. Não estaria totalmente errado quem dissesse inclusive que, nos anos 1960, a bola era mais bem tratada nos relvados sul-americanos.
Continua depois da publicidade
Hoje a história é outra. Na Libertadores, enfraquecida pelos milhões de dólares do futebol europeu, atualmente os brasileiros comandam. As últimas cinco competições foram vencidas por uma equipe daqui.
Mesmo assim, os brasileiros seguem longe da lista dos maiores vencedores continentais. O Independiente da Argentina encabeça a lista com sete conquistas. Seis delas entre os anos 1960 e 1970. Também da Argentina, o poderoso Boca Juniors é o segundo da lista, com seis taças.
Palmeiras, São Paulo, Santos e Flamengo são os brasileiros que mais vezes alcançaram a glória, em três ocasiões.
Continua depois da publicidade
A Liga dos Campeões da AFC, equivalente asiático da Liga dos Campeões da Europa, hoje está mais charmosa. "Patrocinadas" pelos bilhões vindos do petróleo abundante na região, as equipes do continente hoje conseguem trazer grandes nomes do esporte, mesmo que muitos deles em fase decadente.
Por lá o Al-Hilal da Arábia Saudita, clube de Neymar, é o maior campeão com 4 conquistas.
Continente que produz uma quantidade absurda de excelentes jogadores, a África é, como a América do Sul, uma vitrine para as grandes equipes da Europa. O Al-Ahly, do Egito, é quem manda no continente. Foram 12 taças ao todo. O Zamalek, também do Egito, é o segundo maior vencedor com 5 títulos.
Continua depois da publicidade
O futebol inverte a relação de poder entre os vizinhos do norte. Quando a bola rola é o México e não os Estados Unidos quem comanda a zona. O tradicional América do México é o grande campeão continental com sete vitórias.
No futebol semi-amador da Oceania, o campeonato continental foi disputado em apenas 21 ocasiões. Em 12 delas, o Auckland City, da Nova Zelândia, saiu com a taça.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade