A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Esportes

Raio-X Brasileirão 2023: Veja os craques, decepções e o time do campeonato

Com o término do Campeonato Brasileiro, a Gazeta elegeu os melhores e os piores atletas e times desta edição

Leonardo Sandre

07/12/2023 às 11:33  atualizado em 01/04/2024 às 12:41

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Veja os melhores e piores do Brasileirão 2023

Veja os melhores e piores do Brasileirão 2023 | Cesar Greco/Palmeiras

O Campeonato Brasileiro de 2023 chegou ao fim. Dois feitos históricos marcaram esta edição do torneio: a derrocada inacreditável do Botafogo, que abriu 13 pontos do vice-líder e terminou o campeonato fora do G-4, e o rebaixamento inédito do Santos, que perdeu as três últimas rodadas. A redação da Gazeta se reuniu e separou um raio-x especial deste campeonato. Veja a seguir os grandes craques, as decepções, revelações, e a seleção do torneio, de acordo com a reportagem:

Continua depois da publicidade

As revelações

Em toda edição do torneio, surgem diversas joias que, mesmo ainda jovens, já se destacam em seus clubes. Em 2023, não foi diferente. Endrick (se é que ainda pode ser considerado promessa), com apenas 17 anos, foi o protagonista da remontada do Palmeiras rumo ao 12º título do Brasileirão. Como já venceu em 2022, vale a menção, porém o espaço será reservado para outro atleta.

Vitor Roque também merece destaque. Grande passagem pelo Athletico-PR e já vendido ao Barcelona, o atacante teve uma temporada de encher os olhos e viu seu nome envolvido em muitos pedidos de convocação para a seleção brasileira. Mas, assim como Endrick, já foi destaque em 2022.

Continua depois da publicidade

Demais candidatos: Lucas Perri fez um grande primeiro turno pelo Botafogo, viu seu rendimento decair bruscamente no segundo turno, mas ainda assim chegou à seleção;
Joaquim, zagueiro do Santos, talvez tenha sido a melhor notícia neste trágico rebaixamento do Peixe. O defensor foi muito constante e além de ajudar na defesa, fez gols que ajudaram a equipe;
Gabriel Moscardo, do Corinthians, também mostrou muito futebol, com ótima visão de jogo, presença em campo, e muita responsabilidade mesmo para um atleta de apenas 17 anos.

Mas o grande nome entre as revelações, foi Lucas Beraldo, zagueiro do São Paulo. Mesmo com o campeonato não sendo priorizado em momento algum pelo Tricolor Paulista, Beraldo jogou 24 partidas e mostrou uma constância enorme em suas atuações. Com 20 anos recém-completados, o atleta tem um estilo diferente dos zagueiros comuns. Além de um ótimo passe, demonstra uma calmaria, controle de bola, e frieza de veterano.

Revelação: Lucas Beraldo (São Paulo).

Continua depois da publicidade

As decepções

O atleta: Diversos nomes decepcionaram nesta edição. Talvez o grande craque que tenha os piores números seja Gabriel Barbosa, do Flamengo. O provavelmente segundo maior ídolo da história do clube, fez um campeonato muito aquém do esperado.

Entre os clubes, quatro equipes se destacam: Flamengo, Corinthians, Santos e Botafogo.

Continua depois da publicidade

Para o lado do rubro-negro é até irônico, afinal de contas o clube chegou "com chances de título" na rodada final, tendo que tirar 16 gols de vantagem, vencer o São Paulo, e torver pro Palmeiras perder para o Cruzeiro. Um time do investimento que tem o Flamengo, não pode fazer um campeonato tão incostante assim. Na "Hora H" perdeu para o Atlético-MG, em pleno Maracanã, por 3 a 0, e na rodada final fez um jogo ruim e perdeu novamente para o São Paulo. A impressão que fica é que pelo desempenho rubro-negro, o 4º lugar ainda foi "lucro".

O Corinthians teve, talvez, o pior ano do clube desde 2007. Se salvou do rebaixamento mais por demérito dos concorrentes do que por mérito próprio. Venceu o Vasco em um grande jogo fora de casa, mas perdeu pro Bahia levando cinco gols dentro de Itaquera. Venceu o Grêmio, com um a menos, fora de casa. Mas perdeu pro Internacional em casa. Muitas oscilações, que deixaram o Corinthians na parte segunda parte da tabela durante todo o campeonato.

Porém, a grande decepção fica entre dois clubes:

Continua depois da publicidade

Pipocada histórica: O Botafogo tem um motivo óbvio para estar na lista. Abriu 13 pontos de vantagem para o vice, ficou 11 jogos sem vencer, e no fim acabou até mesmo sem a vaga na fase de grupos da próxima Libertadores assegurada. Nunca um time teve uma derrocada tão grande. Nunca havia ocorrido isso em toda a história.

Rebaixamento inédito: O Santos caiu pela primeira vez em sua história. O Peixe fazia parte do trio dos grandes que não haviam caído, ao lado do São Paulo e do Flamengo. E o caminho do alvinegro praiano nem era o mais díficil entre os candidatos ao rebaixamento. Chegou nas três rodadas finais precisando apenas vencer uma delas. Perdeu as três. Derrota para o Fluminense que cumpria tabela, em casa, revés para o Athletico-PR que também não almejava um objetivo tão perto, e sacramentou sua queda perdendo para o Fortaleza, em plena Vila Belmiro, sofrendo com gol de Marinho, ex-Santos, e o "gol que Pelé não fez".

Principal decepção: No fim das contas, esse "prêmio" indigesto teria que ser dividido por Santos e Botafogo. Mas como a margem do Glorioso foi maior durante o campeonato, pode ser considerado a maior decepção.

Dignos de elogios

Continua depois da publicidade

RB Bragantino, Grêmio e Cuiabá. Os dois primeiros chegaram a jogar o melhor futebol do campeonato, e brigar pelo título. O Grêmio, inclusive, acabou como vice-campeão, vindo da Série B, fez história e honrou o escudo. Cuiabá fez um campeonato seguro, principalmente fora de casa, e não passou nem perto de ser rebaixado.

Os craques

Endrick comandou a remontada do Palmeiras rumo ao 12º título nacional. Mesmo já vendido ao Real Madrid, o craque alviverde deixou muita entrega física e técnica em campo e fez a diferença;
Raphael Veiga é o cara do Palmeiras já há alguns anos, e neste campeonato não foi diferente;
Alan Patrick foi a grande figura do Internacional, com passes e jogadas memoráveis;
Paulinho foi o grande artilheiro do Campeonato Brasileiro, ultrapassando Tiquinho Soares e foi até convocado para a seleção;
Hulk foi, mais uma vez, destaque do Galo.  Com 15 gols e 11 assistências, mostrou novamente que é diferenciado.

Continua depois da publicidade

O vencedor: Mas o grande craque é também o melhor jogador que já atuou no futebol brasileiro há alguns anos. Luis Suárez, do Grêmio. O uruguaio ficou apenas a temporada de 2023 no Grêmio, e mesmo assim fez história. Ajudou um time recém-promovido da Série B a acabar com o vice-campeonato. Suárez batia escanteio, faltas de perto e de longe, cruzava, articulava, pensava as jogadas, e também, as finalizava. O jogador com mais participações em gols no torneio: 28, em 33 jogos disputados. O líder de assistências do torneio, ao lado de Hulk, e o vice-artilheiro. Com um time de investimento mais modesto, Suárez fez chover. "El Pistolero" justificou o porquê de ser um dos maiores atacantes da história do futebol.

A seleção do Brasileirão 2023:

Goleiro: Éverson (Atlético-MG) - Com um segundo turno espetacular;
Lateral-direito: Mayke (Palmeiras) - Campeão brasileiro e com grandes articulações pelo setor;
Zagueiro: Murilo (Palmeiras) - Campeão brasileiro e com gols e desarmes cruciais rumo ao título;
Zagueiro: Lucas Beraldo (São Paulo) - Dominou a posição e despertou o interesse do futebol europeu;
Lateral-esquerdo: Piquerez (Palmeiras) - Campeão brasileiro, com golaços de fora da área e assistências fundamentais;
Volante: Villasanti (Grêmio) - Importante na criação e peça importante na ajuda para Luís Suárez;
Meia: Raphael Veiga (Palmeiras) - Acostumado a decidir, Veiga foi mais uma vez crucial para o Verdão;
Meia: Alan Patrick (Internacional) - Melhor do time na temporada, garantiu pontos importantes para o Colorado;
Atacante: Luis Suárez (Grêmio) - Melhor jogador do campeonato. O uruguaio quase fez chover pelo Tricolor Gaúcho;
Atacante: Paulinho (Atlético-MG) - Artilheiro do torneio, fez com o Hulk a melhor dupla de ataque do campeonato;
Atacante: Hulk (Atlético-MG) - Líder de assistências do torneio, fez com o Paulinho a melhor dupla de ataque do campeonato;

Técnico: Abel Ferreira (Palmeiras) - Mais uma vez, mostrou ser um dos maiores comandantes da história do futebol brasileiro.

A temporada acabou oficialmente e os jogadores do futebol brasileiro entram de férias. O calendário prevê os inícios dos estaduais para a segunda quinzena de janeiro de 2024.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados