A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 15 Abril 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Esportes

Primeira partida de futebol no Brasil aconteceu em SP há 130 anos

Jogo pioneiro ocorreu na região do bairro do Brás, na zona central da capital paulista, e foi organizado por Charles Miller

Leonardo Sandre

14/04/2025 às 15:50  atualizado em 14/04/2025 às 15:53

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Primeira partida de futebol no Brasil ocorreu no centro de São Paulo, há 130 anos (foto ilustrativa)

Primeira partida de futebol no Brasil ocorreu no centro de São Paulo, há 130 anos (foto ilustrativa) | RGR G./Pexels

Conhecido como o "País do Futebol", o Brasil recebeu a primeira partida da história do esporte no País exatamente no dia 14 de abril de 1895.

Continua depois da publicidade

O jogo pioneiro ocorreu na região do bairro do Brás, na zona central da capital paulista.

Organização foi feita pelo lendário Charles Miller, responsável por trazer o futebol ao Brasil. Saiba mais abaixo.

A primeira partida de futebol no Brasil

Hoje contando com diversas grandes equipes no cenário nacional, o futebol se popularizou aos poucos no País. 

Continua depois da publicidade

O esporte chegou ao Brasil no fim do século 19, quando Charles Miller, um brasileiro filho de ingleses, teria trazido da Inglaterra duas bolas de futebol e um manual contendo as regras do jogo, no ano de 1894.

Miller então introduziu o esporte em São Paulo e a partir desde momento começou a promover o esporte por todo o território nacional.

O paulistano promoveu a primeira partida de futebol no Brasil em Várzea do Carmo, na região central da Capital, o que hoje seria o bairro do Brás.

Continua depois da publicidade

O confronto foi entre funcionários da São Paulo Railway (companhia a que Charles pertencia) contra o time da Companhia de Gás. Os times eram formados por ingleses que moravam em São Paulo e o embate marcaria o primeiro de muitos duelos futebolísticos no País.

A partida ocorreu um ano depois da chegada dos materiais, como a bola e o manual de regras, e contou com Charles Miller defendendo a equipe do SPR, que venceu a Companhia por 4 a 2.

O duelo ocorreu no antigo campo do São Paulo Athletic Club, na Várzea do Carmo (Brás).

Continua depois da publicidade

Já no ano de 1942, uma curiosidade do jogo foi revelada em entrevista ao jornalista Thomaz Mazzoni, da Gazeta Esportiva: Miller afirmou que havia bois no campo.

"Ao chegar ao capinzal, a primeira tarefa que realizamos foi enxotar os bois da Companhia Viação Paulista, que tosavam a relva pacificamente. Alguns companheiros jogaram mesmo de calças compridas, por falta de uniforme adequado".

A carreira de Charles Miller

Responsável pela chegada do esporte bretão ao Brasil, Charles atuou como jogador de futebol entre 1896 e 1912. Após isso ainda seguiu no esporte, como árbitro – além de figurar em outras modalidades, como o críquete.

Continua depois da publicidade

Foi ele o artilheiro do primeiro campeonato disputado no Brasil: o Paulistão de 1902. Na competição, marcou dois gols em nove jogos,  além de atuar como goleiro em doze partidas.

Já a carreira com o apito foi um pouco mais discreta: como árbitro, atuou em apenas vinte jogos.

Em homenagem ao seu legado, a Praça Charles Miller, que abriga o Estádio do Pacaembu e o Museu do Futebol, leva seu nome e celebra sua contribuição histórica ao futebol brasileiro.

Continua depois da publicidade

Ele é filho de Carlota Fox e John Miller, tendo nascido no dia 24 de novembro de 1874, em São Paulo. Charles Miller morreu em 30 de junho de 1953. Hoje ele descansa no Cemitério dos Protestantes, no centro da capital paulista.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados