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Esportes
São Paulo Futebol Clube e dona da Bis deverão investir R$ 2,3 milhões em intervenções urbanísticas públicas no entorno do estádio
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Estádio do MorumBis, do São Paulo Futebol Clube | Reprodução/Agência Brasil EBC
A Prefeitura de São Paulo aprovou nesta quarta-feira (4/12) a instalação da placa “MorumBis” na fachada do estádio do São Paulo Futebol Clube, na zona sudoeste da capital paulista, pelo período de 36 meses.
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A decisão foi tomada por unanimidade pela Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) da gestão Ricardo Nunes (MDB).
A prefeitura utilizou um instrumento previsto na Lei Cidade Limpa para relacionar a instalação de placa de um patrocinador a um investimento. Nesse caso, os interessados deverão investir R$ 2,3 milhões em intervenções públicas no entorno do estádio, financiadas pela iniciativa privada.
Em nota, a gestão Nunes informou que a instalação da peça publicitária está condicionada à formalização de um Termo de Cooperação entre a empresa responsável pela marca (Mondelez), o São Paulo Futebol Clube e o Município para a execução de um plano urbanístico para a área ao redor do estádio por 36 meses.
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A CPPU a instalação do logo “Morum”, que poderá ser iluminado, com o “Bis” não luminoso, além de dois escudos do São Paulo As dimensões desses elementos não poderão ultrapassar a altura máxima da viga da fachada do estádio.
Após 36 meses, a fachada retornará ao seu formato original. A Subprefeitura do Butantã será a responsável pela fiscalização da execução das obras.
O estádio do MorumBis é uma obra icônica do arquiteto João Batista Vilanova Artigas, considerada um patrimônio arquitetônico de São Paulo. e é tombado pelo Conpresp. (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo)
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A decisão da CPPU considerou a manifestação do Conpresp, que, durante reunião realizada em 18 de novembro, aprovou a instalação da placa.
De acordo com o Conpresp, a peça não altera a fachada do estádio nem sua volumetria, atendendo ao previsto na resolução do tombamento do imóvel.
A instalação do painel “MorumBis" é resultado da compra dos naming rights (direitos do nome) do estádio Cícero Pompeu de Toledo pelo um período de 36 meses, por parte da empresa Mondelez, conglomerado multinacional de alimentos proprietário de marcas como Bis.
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O acordo entre a empresa e o clube foi fechado no fim de 2023.
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