A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Esportes

Parabéns, São Paulo Futebol Clube: Tricolor completa 94 anos de muitas glórias

A equipe do Morumbi fundada em 25 de janeiro de 1930 celebra seu aniversário junto com a capital paulista

Leonardo Sandre

25/01/2024 às 12:30  atualizado em 25/01/2024 às 12:47

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
São Paulo completa 94 anos nesta quinta

São Paulo completa 94 anos nesta quinta | Rubens Chiri/saopaulofc.net

O São Paulo Futebol Clube, conhecido também por alguns apelidos como "O Clube da Fé", Tricolor Paulista ou do Morumbi (veja a origem dos apelidos clicando aqui), leva o nome da cidade consigo. Como diz um trecho de seu hino, “de São Paulo tens o nome, que ostentas dignamente”.  O clube também compartilha com a cidade a data de aniversário. Enquanto a Capital foi fundada em 25 de janeiro de 1554, o clube surgiu em 25 de janeiro de 1930.

Continua depois da publicidade

O Tricolor Paulista é uma das instituições mais vencedoras do Brasil, e, como diz o hino do clube, "as tuas glórias vêm do passado". São seis brasileiros (1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008), três Libertadores e três mundiais (1992, 1993 e 2005), além de 22 Paulistas.

Entre outros títulos nacionais e continentais estão a Copa Sul-Americana de 2012, a Copa Conmebol de 1994, a Supercopa Libertadores de 1994, duas Recopas Sul-Americanas de 1993 e 1994, o Rio-SP de 2001, além de diversas outras conquistas.

O dono do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o famoso Morumbi (ou agora MorumBIS), é o time brasileiro com mais títulos internacionais, com 12 conquistas. É ainda o único a ganhar três brasileiros de forma consecutiva (2006, 2007 e 2008), o último sul-americano a vencer dois mundiais de forma seguida (1992 e 1993, sob o comando de Telê Santana) e o maior vencedor brasileiro de mundiais da FIFA - único a ser tricampeão. 

Continua depois da publicidade

Além disso, segue na lista como um dos dois clubes tradicionais do seleto grupo dos que nunca foram rebaixados, ao lado do Flamengo. 

O que faltava, não falta mais

O aniversário de 94 anos do clube talvez seja a celebração mais feliz em pelo menos 15 anos. Na última temporada, o time conquistou o único título grande que lhe faltava: a Copa do Brasil. Ao lado do Internacional, o São Paulo é o único a ser campeão do Brasileirão, Libertadores, Mundial, Sul-Americana, e claro, a copa nacional. Os campeões "de tudo". De todos os títulos possíveis, o time venceu todos. Resta apenas a Supercopa do Brasil, que disputará contra o Palmeiras no início de fevereiro, mas a competição não é considerada uma das principais disputas nacionais e continentais.

Continua depois da publicidade

Os ídolos

Assim como é em títulos, o São Paulo é rico em ídolos (veja os cinco maiores da história clicando aqui). Leônidas da Silva, o eterno Diamante Negro, foi o primeiro deles. Muitas décadas depois, foi a vez de Raí, o Terror do Morumbi, ser reverenciado por seus torcedores. 

Há também Telê Santana, o treinador que espantou a fama de pé frio ao fazer do São Paulo uma máquina de jogar bola.

Continua depois da publicidade

Muricy Ramalho, aprendiz de Telê, que venceu três nacionais consecutivos, retornou ao clube após aposentadoria para fazer parte da coordenação de futebol, como coordenador técnico, e eternizou o bordão "aqui é trabalho, meu filho" é outro entre os maiores da instituição.

E há tantos outros: Muller, Friedenreich, Canhoteiro, Gérson, Amoroso, Luís Fabiano, Lugano, Pedro Rocha, Cafu, Waldir Peres, Serginho Chulapa, Careca, Zetti,  Darío Pereyra, Pablo Forlán, Hernanes, etc.

E, claro, o maior de todos: Rogério Ceni. O maior goleiro-artilheiro da história do futebol, jogador que mais vezes vestiu a camisa de um mesmo clube, e atleta que foi mais vezes capitão pela mesma equipe. São 3 recordes do Guiness Book para Rogério Ceni pelo São Paulo - que completou 51 anos no último dia 22 de janeiro. Foi com ele no gol, que o apelido "Soberano" surgiu, na época em que o Tricolor parecia imbatível.

Continua depois da publicidade

Anos de seca

Contudo, com uma sequência de gestões sem muito sucesso, a torcida pouco pôde comemorar nos últimos 10 anos.

Se engana, porém, quem pensa que seus apaixonados abandonaram o clube. Houve ótimas médias de público, sempre entre as melhores do Brasil, mesmo com esse período de insucessos do Tricolor.

Continua depois da publicidade

Com anos de seca após o último período vitorioso, ficou nove anos sem levantar nenhuma taça oficial. O jejum começou pós Sul-Americana de 2012, com Rogério Ceni, Lucas Moura e Luís Fabiano, e foi encerrada com a conquista do Paulista de 2021, com Miranda e Hernanes, ídolos já consagrados que voltaram ao São Paulo, e com joias da base como Luan, autor de um dos gols da decisão - o outro foi marcado por Luciano - sob o comando de Hernán Crespo.

Após bater na trave em 2022, sendo vice do Paulistão e da Sul-Americana sob o comando de Rogério Ceni, em 2023, quis o destino que o maior ídolo do time - como goleiro - fosse demitido do comando técnico e Dorival Júnior assumisse, assim como aconteceu em 2017, na outra passagem de Ceni. Dorival, atual campeão da Copa do Brasil pelo Flamengo, trouxe a peça que faltava na galeria de troféus tricolor, conquistou novamente a Copa do Brasil, desta vez pelo São Paulo, e ironicamente, vencendo o Flamengo na final. Ainda eliminou Palmeiras e Corinthians anteriormente. Uma trajetória que emocionou os torcedores.

Para tornar ainda mais bonita a história, a conquista teve o retorno de um ídolo, Lucas Moura, após 11 anos, retornou ao time, fez um jogo implacável contra o Corinthians, nas semis, e ajudou no título inédito.

Continua depois da publicidade

2023 foi também o ano que levou o maior número de torcedores ao Morumbi. Foram quase 1 milhão e 500 mil torcedores presentes no estádio ao longo da temporada. A "Torcida que Conduz" ajudou o time a ganhar outra alcunha da direção tricolor: "O mais popular".

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Rivalidade

Continua depois da publicidade

Santos, Palmeiras e Corinthians são seus principais rivais, algo que mostra a riqueza do futebol paulista, com quatro equipes gigantes e de muita tradição. O São Paulo, mesmo sendo o mais novo, foi o único a alcançar o sucesso mundial em três ocasiões.

A temporada de 2024 está no início, e o São Paulo retorna para a Libertadores. A torcida são-paulina torce para que o sucesso se repita e, ao término do ano, possam estar felizes com a celebração de algum título.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados