Entre em nosso grupo
2
Esportes
Fundado dia 1º de setembro de 1910, o Corinthians conquistou um enorme "Bando de Loucos" com sua entrega e conquistas no futebol
Continua depois da publicidade
Fundado em 1º de setembro de 1910, o Corinthians completa nesta quinta 112 anos de muita história | Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Fundado dia 1º de setembro de 1910, o Corinthians completa nesta quinta 112 anos de muita história. O clube conquistou um enorme “Bando de Loucos” com sua entrega e conquistas no futebol.
Continua depois da publicidade
Maior campeão do Paulistão, o Corinthians tem 30 troféus do estadual, competição que por muito tempo foi a mais relevante da temporada para os clubes do estado de São Paulo.
São sete Campeonatos Brasileiros, três Copas do Brasil, dois mundiais - um como convidado batendo o Vasco da Gama na final e duelando com Real Madrid pelo caminho, e um após vencer a sua única Libertadores até os dias atuais, indo ao Japão e vencendo o Chelsea, por 1 a 0, em 2012.
Libertadores esta que foi de forma invicta, feito inédito no atual formato, levando até alguns torcedores a dizerem que o título demorou, mas quando veio, foi muito bem conquistado. A defesa de Cássio contra Diego Souza, o gol de Ralf no último minuto na estreia contra o Táchira, a classificação em cima do histórico Santos de Neymar, e o embate inesquecível na final, com Romarinho calando a La Bombonera na ida, e Emerson Sheik fazendo chover no Pacaembu na volta. Um belíssimo trabalho do professor Tite, hoje na Seleção.
Continua depois da publicidade
Há um título de Série B, em 2008, um momento muito delicado para a equipe, mas onde a chave parece ter virado de vez. Foi ai que a Fiel Torcida mostrou ainda mais sua força e carregou o time de volta para as glórias.
Ronaldo Fenômeno, um dos melhores jogadores de todos os tempos, vestiu a camisa do Timão e fez bonito. Mesmo acima do peso, ajudou o time na conquista de um Paulista e uma Copa do Brasil.
Seu estádio foi inaugurado em 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil, e com Naming Rights vendido em 2020, sendo assim chamado o campo oficialmente de Neo Química Arena. Mas antes a festa já rolava em outros estádios, muitas vezes no Pacaembu, principalmente.
Continua depois da publicidade
Muitos ídolos e jogadores históricos já passaram pelo Timão, além do Ronaldo já citado, Roberto Carlos chegou na mesma época que o fenômeno. Neto, Wladimir, Luizinho, Casagrande, Ronaldo Giovanelli, Basílio, Rincón, Gamarra, a lista é extensa.
Os maiores ídolos de acordo com a reportagem são Rivellino, Tite, Marcelinho Carioca, Sócrates e Cássio. Esse último que inclusive pertence ao elenco atual, e contribui e muito desde 2012.
Mas a maior marca do Corinthians sempre foi, e continua sendo, sua torcida. Ou, melhor: sua fiel torcida.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade