Entre em nosso grupo
2
Esportes
Há exatos 62 anos, no dia 21 de março de 1960, nascia Ayrton Senna da Silva, um dos ídolos nacionais do automobilismo; Lenda da F1, Senna recebe diversas homenagens em comemoração ao dia de seu nascimento
Continua depois da publicidade
O piloto Ayrton Senna comemora sua vitória no GP Brasil de Fórmula 1 Autodrómo de Interlagos | Jorge Araújo / Folhapress
Há exatos 62 anos, no dia 21 de março de 1960, nascia Ayrton Senna da Silva, um dos ídolos nacionais do automobilismo. Lenda da F1, Senna recebe diversas homenagens em comemoração ao dia de seu nascimento.
Continua depois da publicidade
Corintiano fanático, recebeu homenagem especial do twitter oficial do Corinthians Paulista:
"Um grande ídolo mundial do esporte completaria 62 anos hoje. Ayrton Senna da Silva foi um dos maiores pilotos da história da Fórmula 1 e corinthiano apaixonado pelo seu time! 21 de março sempre será uma data muito importante para cada coração alvinegro", escreveu o clube, que ainda publicou a hashtag Senna Eterno.
Ainda no twitter, a hashtag #SennaSempre se destacou entre as homenagens. Equipes, pilotos, jornalistas e fãs de todo o mundo relembraram a trajetória do ídolo brasileiro com fotos e mensagens.
Continua depois da publicidade
As contas ligadas ao ex-piloto de Toleman, Lotus, McLaren e Williams na Fórmula 1 exibirão ao longo do dia diversas memórias, escolhidas por nomes com forte ligação ao ídolo – entre eles, Reginaldo Leme, comentarista da Bandeirantes. Será o chamado #MomentoSenna. As homenagens também contarão com nomes como Neyde Senna, mãe de Ayrton, e Galvão Bueno, narrador da Rede Globo.
Na principal categoria do automobilismo, Senna foi tricampeão mundial, conquistando os títulos em 1988, 1990 e 1991. O piloto disputou 162 corridas e venceu 41 provas. Ayrton Senna subiu 80 vezes no pódio e foi dono de recordes durante anos.
Seu primeiro título mundial, em 1988, foi conquistado no dia 30 de outubro daquele ano, no GP do Japão, em Suzuka. Na época, Senna representava a McLaren-Honda e precisou se superar para atingir o posto mais alto no pódio. Na largada, o motor do carro falhou e Senna sequer conseguia sair do grid. O ídolo aproveitou a descida para fazer o carro funcionar.
Continua depois da publicidade
O piloto brasileiro Ayrton Senna tem três títulos na Fórmula 1, conquistados nos anos de 1988, 1990 e 1991 – todos com a McLaren. O piloto estreou nas pistas em 1984 com a Toleman.
Ayrton Senna faleceu no dia 1º de maio de 1994, quando disputava o GP de San Marino. O piloto liderava a corrida, que tinha Michael Schumacher na segunda colocação, quando sofreu um acidente.
Mesmo anos após sua morte, é impossível esquecer tudo que este ícone fez para o esporte, entrando para a história como um dos maiores de todos os tempos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade