A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 23 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Esportes

Morre Palhinha, autor do histórico 'gol de nariz' pelo Corinthians em 1977

Jogador era o craque da campanha do Paulistão de 1977, quando o Corinthians acabou com a fila de quase 23 anos sem título

Bruno Hoffmann

17/07/2023 às 11:26  atualizado em 17/07/2023 às 12:11

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Palhinha no lance do 'gol de nariz' na primeira partida da final do Paulista de 1977

Palhinha no lance do 'gol de nariz' na primeira partida da final do Paulista de 1977 | Reprodução

Principal craque do Corinthians durante a campanha do histórico título Paulista de 1977, após quase 23 anos de jejum do clube, Palhinha morreu na manhã desta segunda-feira, aos 73 anos, em Belo Horizonte. O ex-atleta estava internado em um hospital da cidade nos últimos dias.

Continua depois da publicidade

O jogador entrou para a história do Timão ao ser a referência técnica do esforçado elenco corintiano de 1977. Ele foi o autor de um gol de nariz impressionante na primeira das três finais do Paulistão contra a Ponte Preta. No lance, ele recebeu um passe de Adãozinho e chutou a bola em cima de Carlos. O goleiro espalmou e a bola retornou violentamente em seu nariz e, depois, estufou as redes da equipe campineira.

Mesmo com a violência do lance o craque saiu comemorando pelo gramado do Morumbi, "Um gol de nariz ou de cara como alguns dizem, que foi a cara da torcida corintiana", escreveu o portal "Central do Timão". Dois jogos depois, o Corinthians se consagraria campeão Paulista, uma das conquistas icônicas da história do futebol brasileiro.

Pelas redes sociais, o Corinthians se despediu de um de seus ídolos:

Continua depois da publicidade

"O Sport Club Corinthians Paulista recebeu com muito pesar a noticia do falecimento do ídolo do Timão, Palhinha. Autor do gol na primeira final do histórico título Paulista de 1977 e tendo vestido o manto em 148 jogos, o craque do Time do Povo também foi treinador da equipe em 1989. Desejamos nossos mais sincero sentimentos aos amigos, fãs e familiares", publicou o perfil do clube.

Ídolo em Minas

Continua depois da publicidade

Vanderlei Eustáquio de Oliveira, o Palhinha, foi lançado pelo Cruzeiro e se tornou ídolo da parte azul da cidade no fim da década de 1960. Na Copa Libertadores de 1976, marcou 13 gols em 10 partidas disputadas na competição continental, se tornando o artilheiro do torneio. De volta ao futebol mineiro, após a passagem pelo Corinthians, Palhinha fez parte de um dos melhores times da história do Atlético. Em 1980, foi titular do Galo na campanha do vice-campeonato brasileiro, formando setor ofensivo com Reinaldo, Éder e Pedrinho.

Na carreira como jogador, ainda defendeu América-MG, Santos e Vasco. Como técnico, comandou América, Atlético, Cruzeiro, Rio Branco de Andradas, Corinthians, União São João de Araras, Ferroviário (CE), Inter de Limeira e Villa Nova de Nova Lima.

Ainda não há informações sobre o velório do ex-atleta.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados