Entre em nosso grupo
2
Esportes
Decisão segue padrão Premier League, após aumento dos times patrocinados por casas de apostas (30%)
Continua depois da publicidade
Inter de Milão é um dos times patrocinados por uma casa de apostas | Reprodução/Redes sociais
Os clubes da UEFA Champions League se depararam, nesta terça-feira (17), a obrigatoriedade de remover logos de casas de apostas de seus uniformes, uma medida que visa reduzir a visibilidade da publicidade de jogos de azar no futebol europeu.
Continua depois da publicidade
A decisão surge em um contexto em que aproximadamente 30% dos clubes participantes desta edição são patrocinados por empresas do setor, refletindo um aumento significativo em relação à temporada anterior, quando apenas sete clubes, ou 19% dos times, tinham esse tipo de patrocínio.
Entre os clubes afetados estão Aston Villa, Stuttgart e Dinamo Zagreb, que já precisaram retirar os logos de seus patrocinadores de apostas devido às novas restrições.
Além da nova medida, a UEFA trouxe um novo formato para a Champions League, entenda.
Continua depois da publicidade
Para o advogado tributarista Vinicius Rodrigues, a remoção dos logos abrirá discussões sobre os contratos vigentes entre bets e times.
“Os clubes que dependem de patrocínios desse setor podem enfrentar desafios financeiros e contratuais. No entanto, a regulamentação é necessária para balancear os interesses comerciais e o impacto social das apostas. É uma questão de responsabilidade social, em que o futebol tem um papel fundamental a desempenhar”, explica Rodrigues.
Para o tributarista, a medida da Uefa é, também, um passo importante para proteger a integridade do esporte e a saúde dos torcedores.
Continua depois da publicidade
“A publicidade excessiva pode influenciar comportamentos e decisões, especialmente entre os jovens. As apostas esportivas têm potencial de criar uma dependência e, com essa medida, a UEFA demonstra estar comprometida com o bem-estar de seus públicos”, completa o advogado.
A mudança, implementada durante a primeira rodada da Champions, reflete uma tendência observada em outras ligas esportivas, como a Premier League, que já anunciou restrições semelhantes para patrocínios relacionados a jogos de azar.
Em abril de 2023, os times ingleses concordaram com a medida da proibição dos patrocínios de casa de apostas, que entrará em vigor a partir do início da temporada 2026/27.
Continua depois da publicidade
A última vez que a Liga dos Campeões não contou com uma casa de apostas como patrocinadora principal foi na temporada 2014/2015. Já em 1994/1995, a competição viu, pela primeira vez, um time ser patrocinado por uma empresa de apostas.
Naquela ocasião, o clube SV Casino Salzburg, atualmente conhecido como Red Bull Salzburg, carregava o nome e o logo do Casino Salzburg em seu uniforme.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade