Entre em nosso grupo
2
Esportes
Jornalista do periódico "As" chamou o atacante Igor Paixão, do Feyenoord, de "o descendente de escravos que ameaça o Atleti"
Continua depois da publicidade
Igor Paixão, do Feyenoord, da Holanda | Reprodução/Instagram
Antes da partida entre Atlético de Madrid e Feyenoord, válida pela 5ª rodada da fase de grupos da Champions League, o jornal espanhol "As" colocou o atacante Igor Paixão como grande destaque para a partida, mas o destacou como um "descendente de escravos que ameaça o Atleti" . O portal recebeu muitas críticas nas redes sociais e atualizou a matéria excluindo o termo.
Continua depois da publicidade
O atleta Igor Paixão tem origem quilombola, grupo étnico-racial formado por descendentes de escravizados fugitivos durante o período da escravidão. A matéria, que conta a história do jovem atacante brasileiro, recebeu muitas críticas relacionadas ao cunho racista do título.
Se a ideia do jornalista era "homenagear" o destaque brasileiro, para muitos internautas, acabou tendo o efeito totalmente reverso. Depois de muitos torcedores espanhóis e brasileiros se manifestarem no "X" (antigo Twitter), o jornal espanhol excluiu a publicação na rede social e editou a matéria.
A Espanha recebeu um grande debate recente após diversos casos de racismo contra jogadores brasileiros que atuam na liga espanhola. Vini Jr, do Real Madrid, foi o principal alvo dos ataques racistas. Entidades e atletas cobram um posicionamento mais rígido da federação espanhola e até mesmo do governo do país perante aos criminosos.
Continua depois da publicidade
Trajetória de Igor Paixão
Aos 23 anos, Igor Paixão disputa sua segunda temporada pelo Feyenoord, da Holanda. o atacante foi revelado nas categorias de base do Coritiba, e chegou a passar um período por empréstimo no Londrina. Paixão se destacou no Coxa nos anos de 2021 e 2022, até ser vendido para o futebol holandês, por 8 milhões de euros (R$ 41,6 milhões, na cotação da época).
*Assistente de redação, sob supervisão
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade