Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A torcida do Flamengo é a maior do Brasil | Paula Reis/Flamengo
Considerado pela pesquisa AtlasIntel como o clube com a maior torcida do Brasil, o Flamengo é frequentemente alvo de debates sobre a distribuição de seus torcedores pelo País.
Continua depois da publicidade
Um estudo realizado em parceria entre Quaest, CNN e Itatiaia aponta que 72% da torcida rubro-negra está fora da região Sudeste, um dado que reforça essa discussão.
A afirmação pode gerar polêmica, mas, como diz o livro de Vaclav Smil, “Os números não mentem”. A Gazeta apresenta a seguir os detalhes dessa pesquisa e o que esses dados revelam
Conforme a mais recente pesquisa Datafolha, o Corinthians lidera o ranking das maiores torcidas do Sudeste.
Continua depois da publicidade
Com 20% da preferência entre os torcedores da região, o clube paulista supera o Flamengo, que aparece em segundo lugar, com 15%. A pesquisa considera os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
No panorama nacional, o Flamengo mantém a maior torcida do País, com 19% dos torcedores, enquanto o Corinthians ocupa a segunda posição, com 14%.
Contudo, a distribuição regional mostra que o time carioca tem uma base de fãs mais espalhada pelo Brasil, enquanto algumas equipes concentram seus torcedores principalmente em suas regiões de origem.
Continua depois da publicidade
No Sudeste, após Corinthians e Flamengo, aparecem empatados o Palmeiras e o São Paulo, ambos com 8% da preferência dos entrevistados.
O Cruzeiro ocupa a quinta colocação, com 7%, seguido por Santos e Vasco, que registram 5% cada.
O Atlético-MG tem 4% da torcida da região, enquanto Fluminense (3%), Botafogo (2%) e Ponte Preta (1%) completam a lista.
Continua depois da publicidade
A pesquisa também revelou que 21% dos entrevistados declararam não torcer para nenhum clube. Outros times somam, juntos, 1% das respostas.
Já na distribuição por região das maiores torcidas do Brasil, os dados mostram que 62% dos torcedores corintianos estão no Sudeste, enquanto 15% estão no Nordeste.
O Sul concentra 10% da torcida alvinegra, seguido pelo Centro-Oeste (7%) e Norte (5%).
Continua depois da publicidade
Em contraste, o Flamengo tem uma presença nacional mais pulverizada: 32% de seus torcedores estão no Nordeste, 28% no Sudeste, 15% no Norte, 14% no Centro-Oeste e 11% no Sul.
Outros clubes também seguem essa tendência de concentração regional. O São Paulo, por exemplo, tem 68% de sua torcida no Sudeste, enquanto Cruzeiro e Atlético-MG possuem 98% e 97%, respectivamente, de seus torcedores na mesma região.
No Sul, Grêmio e Internacional reúnem 98% e 94% de suas torcidas, respectivamente.
Continua depois da publicidade
Em seu programa em 2020, Craque Neto discutiu com o locutor esportivo da Rádio Bandeirantes, Rogério Assis, conhecido como Canhão.
Durante a conversa, Canhão afirmou que o Corinthians possuía a segunda maior torcida do Brasil, mas Neto discordou e fez um comentário que costuma irritar os flamenguistas: “O Flamengo tem torcida terceirizada.”
A declaração gerou uma reação de Canhão, que se incomodou com a postura de Neto, mas preferiu não prolongar a discussão.
Continua depois da publicidade
Além desse episódio, há um registro de outra suposta declaração de Craque Neto sobre a torcida terceirizada do Flamengo, desta vez na própria Rádio Bandeirantes. Nessa ocasião, ele teria explicado sua visão com mais detalhes do que no vídeo que viralizou.
A pesquisa feita em parceria com a Quaest, CNN e Itatiaia entrevistou um total de 6.373 pessoas, sendo 5.023 torcedores de 278 cidades em entrevistas detalhadas e 714 jovens de 7 a 15 anos.
A coleta de dados ocorreu entre 27 de abril e 1º de maio de 2024, por meio de entrevistas presenciais com questionários estruturados. O levantamento tem uma margem de erro de 1,4 ponto percentual e um nível de confiança de 95%.
Continua depois da publicidade
Já o Datafolha ouviu 2.004 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 5 e 7 de novembro, abrangendo 113 municípios do país. Nesse caso, a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade