Entre em nosso grupo
2
Esportes
Membros da entidade esperam que tecnologia ajude em marcações de impedimento em poucos segundos
Continua depois da publicidade
Logo oficial da Copa no Qatar 2022 | Divulgação Fifa
A Fifa anunciou que irá implementar o impedimento semiautomático na Copa do Mundo do Qatar. A tecnologia busca oferecer para a equipe de arbitragem tomadas de decisões mais rápidas e precisas em relação ao atual modelo usado pelo VAR.
Continua depois da publicidade
O novo recurso contará com a utilização de 12 câmeras montadas no teto dos estádios com o objetivo de rastrear a bola e 29 pontos de cada jogador, incluindo "todos os membros e extremidades que são relevantes" para a marcação do impedimento.
- Na Copa do Mundo, a Fifa deu o corajoso passo de usar a tecnologia do VAR no maior palco do mundo, e se tornou um sucesso indiscutível. A tecnologia do sistema de impedimento semiautomático é uma evolução do sistema do VAR. Essa tecnologia culmina três anos de pesquisa e testes dedicados para fornecer o melhor para as equipes, jogadores e torcedores - declarou Gianni Infantino, presidente da entidade.
A Al-Rhila, bola oficial da Copa do Qatar, irá contar com um sensor interno para que os responsáveis pela arbitragem de vídeo possam identificar com precisão o momento do contato de um jogador com a bola.
Continua depois da publicidade
Combinando a tecnologia das câmeras com a do sensor da bola, os árbitros presentes na cabine de vídeo receberão um alerta automático com a indicação do impedimento. No entanto, os membros do VAR deverão validar a proposta da marcação após uma verificação manual.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade