Entre em nosso grupo
2
Esportes
A vitória por 1 a 0, porém, foi insuficiente para a equipe africana avançar ao mata-mata da Copa do Mundo
Continua depois da publicidade
Foi a primeira vitória da Tunísia contra uma seleção da Europa em um Mundial | Reprodução/Twitter FIFA
A Tunísia vai se despedir do Qatar com um importante feito para sua história no futebol, ao vencer nesta quarta-feira (30) a França, atual campeã mundial, por 1 a 0. Foi a primeira vez que a equipe africana venceu um time europeu em um Mundial.
Continua depois da publicidade
A vitória, porém, foi insuficiente para evitar que a equipe africana fracassasse em sua sexta tentativa de avançar ao mata-mata da Copa do Mundo.
No estádio Education City, em Doha, os tunisianos conseguiram metade daquilo que precisavam para continuar no torneio. Talvez a parte mais difícil, que era vencer. O fez com um gol de Khazri, aos 13 minutos do segundo tempo.
Mas, em jogo disputado simultaneamente, a Austrália venceu a Dinamarca por 1 a 0, também com um gol marcado na etapa final, e ficou com a segunda vaga do Grupo D.
Continua depois da publicidade
Os franceses, que já entraram em campo classificados, mudaram quase todo o time. Dos atletas considerados titulares, apenas o zagueiro Ibrahima Konaté e o meio-campista Aurélien Tchouaméni começaram jogando.
Precisando vencer para sonhar com a vaga, os tunisianos aproveitaram a falta de ritmo dos jogadores franceses que jogaram pouco no Mundial e partiram para o ataque.
Aos 13 minutos da segunda etapa, Wahbi Khazri, que joga no Montpellier, no futebol francês, finalizou após um contra-ataque rápido e abriu o placar.
Continua depois da publicidade
Naquele momento, a vaga nas oitavas de final estava com os africanos. Porém, quase no mesmo instante, a Austrália abriu o placar contra a Dinamarca e voltou à zona de classificação, tirando os tunisianos.
Além da vitória, o gol do atacante evitou que a Tunísia deixasse o Qatar sem ter balançado as redes nenhuma vez. Na estreia, empatou sem gols com a Dinamarca e, no segundo duelo, perdeu da Austrália, por 1 a 0.
Pouco depois do gol tunisiano, porém, o técnico Didier Deschamps promoveu algumas mudanças na equipe, entre elas, a entrada do camisa 10 Kylian Mbappé.
Continua depois da publicidade
A França melhorou no jogo, mas só conseguiu chegar ao empate nos acréscimos, com Griezmann, o gol, porém, foi anulado por impedimento.
Agora, franceses e australianos vão esperar a definição do Grupo C (Argentina, Polônia, Arábia Saudita e México) para conhecerem seus adversários no mata-mata.
Tunísia
Dahmen; Talbi, Meriah e Ghandri; Kechrida, Skhiri, Laidouni e Ali Maâloul; Ben Romdhane (Ghaylen Chaaleli), Slimane (Ali Abdi) e Khazri (Issam Jebali).
Continua depois da publicidade
França
Mandanda; Disasi, Varane, Konaté e Camavinga; Tchouaméni (Ousmane Dembelé), Fofana (Antoine Griezmann) e Veretout (Adrien Rabiot); Guendouzi, Coman (Kylian Mbappé) e Kolo Muani.
Gol: Wahbi Khazri, aos 12' do 2° T (Tunísia)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade