A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 18 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Esportes

Conheça o estádio de 35 mil lugares 'escondido' em São Paulo

No coração do bairro do Butantã, na Zona Oeste da capital paulista, encontra-se um estádio com capacidade para 35 mil espectadores

15/09/2024 às 08:45

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Construído para sediar os Jogos Pan-Americanos de 1975, o estádio nunca recebeu o evento planejado

Construído para sediar os Jogos Pan-Americanos de 1975, o estádio nunca recebeu o evento planejado | Divulgação/CEPEUSP

Escondido no coração do bairro do Butantã, na Zona Oeste da capital paulista, encontra-se um estádio com capacidade para 35 mil espectadores. Localizado dentro da Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira da Universidade de São Paulo (USP), o estádio Armando de Salles Oliveira, conhecido popularmente como Estádio Olímpico da USP, guarda um histórico pouco conhecido pela maioria dos paulistanos.

Continua depois da publicidade

Construído para sediar os Jogos Pan-Americanos de 1975, o estádio nunca recebeu o evento planejado. A competição foi transferida para a Cidade do México devido a um surto de meningite que afetou São Paulo. 

Apesar da mudança de planos, o Estádio Olímpico da USP continuou a fazer parte do cenário esportivo paulista, recebendo importantes competições como a Copa São Paulo de Futebol Júnior e a Copa Pelé, realizadas em 1987, 1989 e 1990.

No entanto, com o passar dos anos, a estrutura do estádio começou a se deteriorar. As arquibancadas, uma vez vibrantes, sofreram os efeitos do tempo e da falta de manutenção. 

Continua depois da publicidade

Entretanto, o gramado permanece em bom estado de conservação e continua a ser utilizado para aulas de rúgbi e futebol, oferecendo um espaço ativo para atividades esportivas.

Em 2019, o valor histórico e cultural do estádio foi reconhecido oficialmente quando foi tombado como patrimônio de São Paulo pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo). 

Este reconhecimento visa garantir a preservação do Estádio Olímpico da USP, que, embora esteja “escondido” da vista comum, continua a ser um marco significativo na história esportiva e cultural da cidade.
 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados