Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O primeiro jogo de futebol transmitido ao vivo na televisão brasileira aconteceu na Vila Belmiro | Divulgação/Santos
Localizado na Baixada Santista, a Vila Belmiro foi inaugurada em 1916 e é considerado o sexto estádio mais antigo do Brasil.
Continua depois da publicidade
Palco onde grandes craques como Pelé e Neymar, marcaram suas histórias dentro dos gramados do Estádio Urbano Caldeira.
Nesta matéria, a Gazeta vai te mostrar toda a história e os dados importantes para você saber mais de um dos estádios mais conhecidos do País.
Antes de ter um estádio próprio, o Santos Futebol Clube mandava seus jogos em campos usados por outros times da cidade.
Continua depois da publicidade
A necessidade de um espaço exclusivo levou à aquisição de um terreno no bairro Campo Grande, em 1916, após indicação de Urbano Caldeira.
A construção levou apenas quatro meses e o estádio foi inaugurado em 12 de outubro do mesmo ano, embora o primeiro jogo oficial tenha ocorrido no dia 22.
Inicialmente chamado de “Campo do Santos”, o estádio só passou a ser conhecido como Vila Belmiro anos depois.
Continua depois da publicidade
Em 1931, ganhou refletores, e em 1933 recebeu oficialmente o nome de Urbano Caldeira. Durante a “Era Pelé”, o local se consolidou como o famoso “Alçapão da Vila”, palco de grandes atuações do craque, incluindo sua despedida em 1974.
Ao longo dos anos, o estádio passou por diversas modernizações, incluindo a reforma do gramado em 1997, a instalação de nova iluminação em 1999 e a ampliação da arquibancada.
Em 2010, foi o primeiro estádio brasileiro a receber partidas de futebol americano. Também serviu como centro de treinamento da seleção da Costa Rica na Copa de 2014.
Continua depois da publicidade
Em 2016, no centenário do estádio, o Santos realizou um amistoso contra o Benfica. Em 2020, foi inaugurado um telão moderno, consolidando a Vila Belmiro como um espaço tradicional e moderno no futebol brasileiro.
O maior público já registrado na história da Vila Belmiro, foi no dia 20 de setembro de 1964, quando o estádio recebeu mais de 32 mil pessoas para assistir o clássico entre Santos e Corinthians.
Com a superlotação do local, a estrutura de uma parte das arquibancadas ficou comprometida e desabou aos seis minutos do primeiro tempo, fazendo que a partida fosse suspensa. O jogo foi remarcado para 10 dias depois no Pacaembu, onde terminou empatado por 1 a 1.
Continua depois da publicidade
Outros jogos oficiais também bateram recordes de torcedores dentro do estádio. Como no dia 15 de fevereiro de 1976, quando o Santos FC enfrentou o Palmeiras sob os olhares de torcedores. Contudo, o time visitante venceu a partida por 5 a 0, pelo Torneio Governador do Estado.
O recorde de público em uma vitória do Santos ocorreu em 14 de abril de 1979 (aniversário de 67 anos do alvinegro praiano), quando aproximadamente 29 mil pessoas estavam no estádio para ver o Santos vencer a Francana por 2 a 1.
Apesar dessa partida ter sido realizada em 1979, o jogo foi válido pelo Campeonato Paulista de 1978. Devido a obras para elevar o conforto, como a construção de novos camarotes térreos e instalação de cadeiras, a Vila Belmiro teve sua capacidade reduzida para 16 mil pessoas.
Continua depois da publicidade
A Vila Belmiro abriga diversas estruturas além do estádio em si. O principal destaque é o Memorial das Conquistas, inaugurado em 2003, que reúne troféus, objetos históricos e espaços dedicados a ídolos como Pelé e Neymar, além de oferecer visita aos vestiários e ao campo.
Ao lado, funciona o Centro de Memória e Estatística, que preserva e organiza documentos históricos do clube. O Ginásio Athiê Jorge Coury, reinaugurado em 2020, é utilizado para eventos e votações e teve sua quadra nomeada em homenagem ao ex-jogador Falcão.
O vestiário, reformado em 2013 com parceria da Brahma, foi modernizado com spa, TV e armários temáticos com nomes de ídolos, incluindo um exclusivo de Pelé.
Continua depois da publicidade
A Vila também possui camarotes ao nível do gramado, com ar-condicionado, espaço gourmet e decoração alusiva a ídolos, além da loja oficial Santos Store, inaugurada em 2010, com dois andares e produtos licenciados.
Por fim, o Salão de Mármore Vasco José Faé é usado para eventos internos do clube, como eleições e comemorações.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade