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Esportes
Extensão do contrato para mais cinco anos foi assinada pelo prefeito Ricardo Nunes nesta sexta-feira (3)
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A Prefeitura está investindo R$ 22,4 milhões em obras de melhorias no Autódromo José Carlos Pace | Paulo Guereta/Secom
O Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1, que acontece nos dias 3, 4 e 5 de novembro em São Paulo, vai se repetir na cidade de São Paulo pelos próximos sete anos, ou seja, até 2030. A Prefeitura de São Paulo assinou a extensão do contrato, formalizado em 2020, com a Formula One World Championship Limited, passando de cinco anos para dez anos.
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Ao anunciar a extensão do contrato, o prefeito Ricardo Nunes ressaltou que comemorar os 50 anos do Grand Prix do Brasil é algo muito impactante e que São Paulo tem um “grande amor pelo automobilismo”. “Quando tivemos conhecimento de que outras cidades estavam se candidatando para receber a Fórmula 1, tivemos um diálogo e estendemos o nosso contrato até 2030. Algo de suma importância para nossa cidade e nosso País”, afirmou Nunes.
O prefeito destacou os números positivos que a Fórmula 1 traz para a cidade para justificar a extensão até 2030: a geração de 20 mil empregos diretos, 100% ocupação hoteleira e R$ 1,5 bilhão de movimentação financeira.
O presidente e CEO da Fórmula 1, Stefano Dominacalli também comemorou a extensão do contrato com São Paulo. “Estou muito feliz com esse anúncio, temos que lembrar Bruno Covas e pessoas que fizeram parte dessa jornada e agora pensando nesta segunda fase, Ricardo Nunes e prefeitura, que fizeram investimento muito importante para extensão desse contrato no futuro”, destacou.
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Para o CEO do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, Alan Adler, a medida ajuda a planejar os detalhes que podem levar a eventos cada vez melhores. “Quero agradecer pelo voto confiança Stefano por ter acreditado em São Paulo e na gente. Para a gente é muito importante poder planejar mais sete anos de Fórmula 1 em São Paulo, gerando renda e emprego, deixando legado de sustentabilidade", destacou.
Adler também ressaltou a importância da parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), que neste ano estará com uma equipe da Coordenação de Políticas para Mulheres durante a corrida de F-1 para auxiliar vítimas de assédio.
Coordenadores de staff da corrida participaram de capacitação sobre o protocolo Não Se Cale, criado pela Prefeitura de São Paulo para orientar trabalhadores de bares, restaurantes e eventos a acolher pessoas vítimas de assédio.
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No dia da corrida de F-1, dez funcionárias da SMDHC estarão posicionadas, em duplas, em locais estratégicos do Autódromo de Interlagos (no paddock, na área vip e nas arquibancadas) para dar informações e auxiliar pessoas vítimas de assédio. Para facilitar a identificação, elas estarão vestindo um colete laranja, com o logotipo da SMDHC.
A unidade móvel Ônibus Lilás estará estacionada na entrada principal do Autódromo para dar visibilidade aos serviços da Prefeitura de São Paulo para mulheres vítimas de violência. O atendimento, se necessário, será feito em uma tenda instalada dentro do Autódromo.
Investimentos Interlagos
Para garantir a segurança dos pilotos e o conforto dos apaixonados por automobilismo durante o Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1 (de 3 a 5 de novembro), a Prefeitura está investindo R$ 22,4 milhões em obras de melhorias no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, na Zona Sul, além dos R$ 190 milhões já aplicados em intervenções para reforçar sua vocação como espaço totalmente preparado para shows, atividades esportivas e eventos internacionais. Veja aqui mais informações sobre os investimentos e os serviços disponibilizados pela Prefeitura para o público que vai assistir à corrida.
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Considerado um dos eventos com maior impacto econômico entre os que constam no Calendário de Eventos Estratégicos da Cidade de São Paulo, instituído anualmente, a competição traz turistas de todo o mundo, chegando a 70% do público do evento em São Paulo, impactando a rede hoteleira, que alcança quase 100% de ocupação no fim de semana do evento. Além disso, quem vem pra cidade para a competição também aproveita para fazer compras, ir a restaurantes, shows etc.
“A Fórmula 1 é um evento histórico, que impacta toda a nossa cadeia de turismo, movimentando a cidade inteira. É uma honra para São Paulo ser a única cidade na América do Sul, atualmente, a receber a competição. Estamos prontos para mais um Grande Prêmio nos próximos dias e celebramos a extensão do contrato até 2030”, afirma o secretário Municipal de Turismo, Rodolfo Marinho.
Impacto econômico positivo e geração de oportunidades
De acordo com o Observatório do Turismo e Eventos (OTE) da Prefeitura de São Paulo, o Grande Prêmio de Fórmula 1 de 2022 recebeu 253.617 pessoas, um aumento de quase 40% em relação a 2021.
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O gasto médio dos turistas, incluindo hospedagem, transporte, alimentação, compras e outras opções de lazer, foi de R$ 3.948,00 durante quatro dias de permanência média na cidade. Entre todos os turistas que responderam à pesquisa, 72,7% disseram que, além do GP SP de F1, fizeram alguma outra atividade durante sua permanência na cidade. Na avaliação geral da capital paulista, 86,9% dos visitantes entrevistados a classificaram como ótima ou boa. Além disso, 93,6% confirmaram que pretendem estar presentes na edição 2023 do GP SP de F1.
O impacto com turismo gerado pelo público presente no evento, além dos investimentos na organização do evento -, que totalizou R$ 1,5 bilhão, constata-se como GP São Paulo é uma excelente oportunidade para a economia da cidade de São Paulo crescer, gerar empregos, renda e tributos, além de atrair cada vez mais visitantes para o destino e manter a capital como referência nacional e internacional para os grandes circuitos de corridas.
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