Entre em nosso grupo
2
Esportes
MPSP atendeu apelo da Polícia Militar, que relatou aumento da tensão durante a disputa do Come-Fogo, como o clássico de Ribeirão Preto é conhecido
Continua depois da publicidade
Botafogo e Comercial é uma das maiores rivalidades do interior paulista | Thiago Calil/Agência Botafogo
A Federação Paulista de Futebol (FPF) acatou recomendação do Ministério Público de São Paulo (MPSP) e determinou que todas as partidas disputadas neste ano entre Botafogo e Comercial, ambos clubes de Ribeirão Preto, sejam disputados com torcida única em 2024. A intenção é evitar confronto entre os torcedores.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias
A portaria já entrou em vigor no último sábado (27), quando as equipes se enfrentaram pelo Paulista sub-20, que aconteceu no Palma Travassos, estádio do Comercial.
Neste ano, as equipes adultas vão se enfrentar duas vezes em duelos válidos pela Copa Paulista.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
A decisão atende a uma recomendação do promotor Paulo José Freire Teotônio.
O documento do MPSP atendeu a um apelo da Polícia Militar, que relatou aumento da tensão durante a disputa do Come-Fogo, como o clássico interiorano é conhecido.
Continua depois da publicidade
“Algumas torcidas organizadas têm histórico de animosidade e não se dispuseram ao diálogo para evitar conflitos”, informou o Ministério Público, em nota.
Nos últimos anos, durante os jogos da Copa Paulista, policiais militares precisaram intervir em confrontos entre torcedores do Comercial e do Botafogo.
Nos dois últimos clássicos, que aconteceram na Copa Paulista de 2022, foram registradas confusões entre torcedores com intervenção da PM. Em 2021, pela mesma competição, comercialinos e botafoguenses entraram em confronto.
Continua depois da publicidade
No ano passado, uma mesma portaria da FPF decretou torcida única para os jogos entre os rivais de Ribeirão Preto.
No estado de São Paulo todos os jogos que envolvam dois times de um grupo formado por Corinthians, Guarani, Palmeiras, Ponte Preta, Santos e São Paulo têm torcida única.
Essa medida começou a funcionar em São Paulo em 2016, após uma briga entre torcedores do Corinthians e do Palmeiras, quando uma pessoa foi morta.
Continua depois da publicidade
Mais tarde, Ponte Preta e Guarani, ambos de Campinas, foram incluídos na determinação.
O aluguel do estádio do Morumbi para o Palmeiras mandar o jogo diante do Santos pelo Campeonato Paulista de 2023 foi considerado um sucesso na avaliação do São Paulo, dono do estádio, e da equipe alviverde.
Em nota oficial divulgada em conjunto, os clubes informaram que "não foram constatados danos significativos nas dependências do estádio".
Continua depois da publicidade
Por isso, São Paulo e Palmeiras fizeram um apelo para que "os clássicos estaduais voltem a ser disputados com a presença de duas torcidas".
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade