Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Abel Ferreira | Reprodução/Youtube
A comparação do futebol brasileiro, ou melhor, do futebol sul-americano e o europeu sempre existiu, mas nos últimos meses o assunto voltou à tona após uma declaração polêmica de Kylian Mbappé, atacante do Paris Saint-Germain que garantiu que o futebol sul-americano “não está tão avançado quanto na Europa”. Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, e com experiência na Europa, fez questão de dizer que não concorda com a afirmação do francês.
Continua depois da publicidade
"A vantagem que nós, europeus, temos é que sempre jogamos uns contra os outros e temos partidas de alto nível, como na Liga das Nações [que ocorre de 2 a 18 de junho]”, disse Mbappé à TNT Sports, quando questionado sobre quais são as cinco seleções favoritas para a Copa do Mundo do Catar, entre as quais colocou França e Brasil, e ainda acrescentou:
“Quando chegamos à Copa do Mundo, estamos preparados. Brasil e Argentina não têm esse nível. Na América do Sul, o futebol não está tão avançado quanto na Europa. Por isso, nas últimas Copas, se você olhar, são sempre os europeus que vencem”.
Abel Ferreira saiu em defesa dos sul-americanos, afirmando que é "mentira" quando se fala que o futebol europeu é mais "competitivo" que os outros. O português ainda afirmou conhecer o futebol da Europa e do Brasil e destacou um dos desafios das competições brasileiras.
Continua depois da publicidade
"Eu venho da Europa e sei. Fui jogador lá e hoje sou treinador. Vim da Europa trabalhar num país de 200 milhões de habitantes, com constantes viagens de avião, onde aqui (em Curitiba) está frio, em São Paulo depois está calor...”, salientou.
“Vou lhe dizer uma coisa: de cada 10 pessoas, 10 falam de futebol... Mas entender de verdade, só uma entende”, disparou o treinador que falou sobre o desgaste enfrentado pelo elenco do Palmeiras devido o calendário agitado do futebol brasileiro.
“O que posso dizer é que vamos jogar sobrecarregados, nossos adversários vão jogar sobrecarregados... E depois, os ‘professores de Deus’ dizem que na Europa são mais competitivos aqui no Brasil. É tudo mentira!”, disse
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade