Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Estádio Monumental de Nuñez, do River Plate, removeu a pista atlética e se tornou o com a maior capacidade da América do Sul | Reprodução/River Plate
Ampliado no começo de 2023 e sede da final da Copa Libertadores de 2024, o estádio Monumental de Nuñez (Buenos Aires, na Argentina), do River Plate, se tornou o maior da América do Sul, com a capacidade de pouco mais de 83 mil torcedores.
Continua depois da publicidade
No top-5 dos estádios com as maiores capacidades do continente sul-americano, três são brasileiros, com o quinto da lista localizado na cidade de São Paulo.
Para a produção da lista, utiliza-se a capacidade liberada para os jogos, pois nem todos os estádios têm disponível a capacidade oficial reconhecida com uma medição oficial.
Confira abaixo a lista dos cinco estádios com a maior capacidade do continente.
Continua depois da publicidade
Dono do estádio: River Plate (Buenos Aires-ARG) | Capacidade: 83.196
Atual maior estádio da América do Sul, o Monumental foi inaugurado em 26 de maio de 1938 e recebeu inicialmente o nome do ex-presidente do clube Antonio Vespucio Liberti (1900-1978).
A primeira partida que ele sediou foi entre o River Plate e o Peñarol, do Uruguai, com uma vitória por 3 a 1 para a equipe local.
Continua depois da publicidade
Costuma também ser a casa da seleção argentina de futebol. Foi sede dos Jogos Pan-Americanos de 1951, sediou a final da Copa do Mundo FIFA de 1978 entre Argentina e Holanda. Além disso, sediou quatro finais da Copa América, a mais recente em 2011.
A reinauguração ocorreu em fevereiro de 2023, em vitória do River por 2 a 1 sobre o Argentinos Juniors.
Após a remoção da pista atlética (semelhante com a do MorumBIS), arquibancadas foram construídas no lugar, aumentando em cerca de 11 mil a capacidade, que antes era próxima de 72 mil.
Continua depois da publicidade
Popularmente chamado de "Monumental de Núñez", o nome oficial do estádio, após a reinauguração é "Mâs Monumental", por acordo de naming rights.
Dono do estádio: Universitário-PER (Lima-PER) | Capacidade: 80.093
O estádio, além de casa do Universitário do Peru, também é utilizado pela Seleção Peruana de Futebol. Foi inaugurado em 2 de julho de 2000, com a vitória de 2 a 0 do Universitário de Deportes sobre o Sporting Cristal.
Continua depois da publicidade
Sediou a primeira final no formato de jogo único da Copa Libertadores da América, entre Flamengo e River Plate, em 23 de novembro de 2019. Era, até a reforma do Monumental de Núñez, em janeiro de 2023, o maior estádio do continente.
Dono do estádio: Governo do RJ (Rio de Janeiro) | Capacidade: 78.838
Foi inaugurado ainda com o nome de Estádio Municipal, com a realização de uma partida de futebol amistosa entre seleções do Rio de Janeiro e São Paulo no dia 16 de junho de 1950, vencida pelos paulistas por 3 a 1.
Continua depois da publicidade
O Maracanã, é reconhecido como um dos estádios mais importantes da história do futebol brasileiro e mundial, sendo palco de acontecimentos marcantes.
O milésimo gol de Pelé, finais do Campeonato Brasileiro, Copa Libertadores da América, do Mundial de Clubes da FIFA de 2000 e da Copa América de 2021, são alguns exemplos. Competições internacionais e partidas da seleção brasileira, também entram na lista.
Foi ainda o palco das partidas finais da Copa das Confederações de 2013, da Copa do Mundo FIFA de 2014, e abertura, encerramento e decisão de futebol das Olímpiadas Rio-2016.
Continua depois da publicidade
Quando da sua inauguração, a capacidade oficial de 155 mil lugares fez o Maracanã superar o Hampden Park, de Glasgow, e se tornar o maior estádio do mundo na época. Mesmo com 78.838 de capacidade, permaneceu com o título de maior estádio do Brasil.
Dono do estádio: Governo do DF (Brasília/DF) | Capacidade: 72.788
A inauguração ocorreu em 10 de março de 1974. Mesmo com as obras do estádio ainda em andamento, a inauguração oficial do espaço ocorreu com uma partida de futebol em que o Corinthians derrotou o CEUB por 2 a 1.
Continua depois da publicidade
Após a reforma de 2010-2013, iniciada para receber a Copa do Mundo FIFA de 2014, sua capacidade foi aumentada para 72.788 pessoas, tornando-se o segundo maior estádio do Brasil e um dos maiores da América do Sul.
O nome inicial do estádio é uma homenagem a um dos maiores jogadores da história do esporte, visto que em 1962 Mané Garrincha colocou o País nas costas rumo ao bi da Copa do Mundo. O acordo de naming rights foi fechado em 2021, mudando o nome para Arena BRB.
Dono do estádio: São Paulo FC (São Paulo) | Capacidade: 66.795
Continua depois da publicidade
A inauguração total do Morumbi ocorreu em 25 de janeiro de 1970. A partida de comemoração foi entre São Paulo e Porto, de Portugal, e terminou empatada por 1 a 1.
O MorumBIS (que leva esse nome devido a um acordo com a empresa de chocolates Mondeléz) é o terceiro maior estádio do Brasil, sendo também o maior estádio do estado de São Paulo e o maior estádio particular do País.
É considerado um patrimônio arquitetônico representativo da Escola Paulista, tendo sido tombado em 2018 pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).
Continua depois da publicidade
Há ainda, no papel, uma ideia de que o estádio seja ampliado para mais de 80 mil torcedores, para torná-lo o maior do País e bater de frente com o River Plate como o maior da América do Sul.
Com MorumBis, Arena BRB e Maracanã na lista do top-5, o Brasil é o país que mais marca presença na lista.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade