Entre em nosso grupo
2
Entretenimento
Espaço é inspirado em vilas coloniais do século 19, com capela, pequenas vendinhas e casarão
Continua depois da publicidade
Vila Secreta está em uma rua tranquila do bairro da Aclimação, em São Paulo | Divulgação
Uma vila histórica no bairro da Aclimação, na região central de São Paulo, está disposta a abrir as portas para projetos de cinema, de fotografia e de comunicação, além de publicidade e propaganda.
Continua depois da publicidade
O espaço foi construído durante décadas pelo caixeiro-viajante Raful de Raful (1913-2003), inspirado em vilas coloniais do século 19, com capela, museu, pequenas vendinhas e um amplo imóvel com quatro dormitórios.
O idealizador manteve discrição sobre o que havia no local, e isso se manteve por duas décadas depois de sua morte.
Em 2022, o neto Victor Raful decidiu colocar o destino no roteiro cultural da cidade, e rebatizou o espaço justamente como Vila Secreta.
Continua depois da publicidade
Para Victor, a vila não é apenas um museu, mas um centro cultural e um local de encontro de pessoas. Ele busca agitadores culturais para dar novas facetas ao local.
“Já recebemos propaganda, curta-metragens, videoclipes, séries e programas de TV, catálogos de fotografia e rodas de conversa. Há muitas possibilidades. O local sempre recebe projetos de turismo, por exemplo”, explicou o responsável pelo espaço.
Entre as atrações estão cerca de 400 objetos originais, muitos com mais de 100 anos, como um equipamento para afiar giletes e uma moto de 1912 que se assemelha a uma bicicleta motorizada.
Continua depois da publicidade
Para os visitantes em geral, a vila está aberta às sextas e sábados, em roteiros durante duas horas. O valor é de R$ 35.
Em Santana, na zona norte de São Paulo, há uma vila com construções tipicamente holandesas. Trata-se do Jardim Dona Rosa, popularmente chamado Vila Holandesa.
A localidade é composta por 20 sobrados de tijolos aparentes e janelas verdes, conservando-se da mesma forma de sua fundação, há mais de 70 anos.
Continua depois da publicidade
A Vila Holandesa foi tombada como patrimônio histórico pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp), em 2018.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade