Entre em nosso grupo
2
Entretenimento
Exposição será uma das quatro a inaugurar o Edifício Pietro Maria Bardi, novo prédio do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Continua depois da publicidade
Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, mãe e filha, interpretam Lina Bo Bardi na vídeo-instalação de Isaac Julien | Daniel Cabrel/Divulgação
A exposição “Lina Bo Bardi - A Marvellous Entanglement” (O Maravilhoso Emaranhado), do inglês Isaac Julien, será uma das quatro exposições do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, o MASP, que irá inaugurar Edifício Pietro Maria Bardi, novo prédio anexo do Museu, em março.
Continua depois da publicidade
Inédita no País, a vídeo-instalação, apresentada pela primeira vez em Londres em 2019, é composta por nove projeções simultâneas em telas de grandes formatos.
Os vídeos da exposição captam imagens de edifícios icônicos da arquiteta e designer modernista Lina Bo Bardi (1914-1992), responsável, inclusive, pelos projetos arquitetônico e expográfico do MASP, realçando a dimensão poética de seu legado visionário.
O artista e cineasta enfatiza as ideias sociais, políticas e culturais de Lina junto a reflexões filosóficas formuladas em artigos e cartas de sua autoria.
Continua depois da publicidade
Na obra, Lina Bo Bardi é vivida em diferentes estágios da vida por Fernanda Torres - que acaba de ganhar o Globo de Ouro de “Melhor Atriz em Filme de Drama” por sua performance na produção nacional “Ainda Estou Aqui” - e Fernanda Montenegro.
Gravado em São Paulo (no MASP, no Sesc Pompeia e no Teatro Oficina) e em Salvador (no Museu de Arte Moderna, no Restaurante Coaty e no Teatro Gregório de Mattos), o trabalho ainda apresenta uma coreografia especialmente encenada pelo corpo de baile do “Balé Folclórico da Bahia” e performances do coletivo de arte brasileiro “Araká”.
Zé Celso, ator, diretor, dramaturgo e co-fundador do Teatro Oficina - projetado por Lina Bo Bardi e Edson Elito - também participa do filme. A trilha sonora foi criada pela compositora germano-espanhola de origem Maria de Alvear.
Continua depois da publicidade
A vídeo-instalação, que chega ao Brasil com o nome de “Isaac Julien: Um maravilhoso emaranhado”, tem curadoria de Adriano Pedrosa, diretor artístico do MASP, com assistência de Matheus Andrade, assistente curatorial, e ficará em cartaz no prédio anexo do Museu de março a agosto.
O título da exposição deriva de uma frase da própria Lina Bo Bardi: “O tempo linear é uma invenção ocidental; o tempo não é linear, é um maravilhoso emaranhado onde, a qualquer instante, podem ser escolhidos pontos e inventadas soluções, sem começo nem fim.”
Serviço
MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Onde? Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista
Horários: Terças grátis e primeira quinta-feira do mês grátis; terças, das 10h às 20h (entrada até as 19h); quarta a domingo, das 10h às 18h (entrada até as 17h); fechado às segundas
Agendamento on-line obrigatório pelo link: masp.org.br/ingressos
Ingressos: R$ 75 (inteira); R$ 37 (meia-entrada)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade