Entre em nosso grupo
2
Entretenimento
Evento será entre os dias 20 de novembro e 15 de dezembro; programação inclui debates e apresentações, além da exibição de filmes
Continua depois da publicidade
20ª edição da Mostra do Cinema Negro terá programação variada | Divulgação/SESI-SP
O Centro Cultural Fiesp, em São Paulo, será palco da 20ª edição da Mostra Internacional do Cinema Negro (MICINE), a partir desta quarta-feira (20/11) até o dia 15 de dezembro de 2024.
Reconhecida como um espaço importante para o debate sobre cinema afro e questões étnico-raciais no Brasil, a MICINE busca fomentar a inclusão cultural e fortalecer a representatividade negra nas telas.
Com o tema “Cinema Negro: vinte anos de questionamentos e realizações”, a mostra se propõe a examinar a relação entre educação e representatividade cinematográfica da africanidade.
O professor Celso Luiz Prudente, idealizador e curador do evento, destaca que o objetivo é promover reflexões sobre os desafios e avanços do cinema afrodescendente ao longo das duas últimas décadas.
“O projeto é uma oportunidade de dialogar sobre a construção da identidade afro-brasileira por meio da arte, abordando tanto suas conquistas quanto suas persistentes lutas por igualdade e visibilidade no cinema”, disse o professor.
Além disso, ele acrescentou que a mostra busca incentivar a produção cultural em contextos acadêmicos e artísticos.
De acordo com a organização, o evento contará com uma programação variada. Ela inclui, não só exibições de filmes, mas também debates e atividades educativas.
O objetivo é aproximar o público de narrativas afrocentradas, ampliando a compreensão e valorização da cultura negra no Brasil e no mundo.
A primeira atração será nesta quarta-feira (20/11), Dia da Consciência Negra, às 14h, com a aula magna: "Escravidão e formas de resistência", ministrada pelo professor Luiz Felipe de Alencastro da Fundação Getúlio Vargas.
Na sequência, o professor Ricardo Alexino, da Escola de Comunicações e Artes da USP, coordena a roda de conversa "Ações culturais e educativas para superação do racismo".
Veja também como funciona o 1º cinema itinerante movido a energia solar.
Na quinta (21/11) e na sexta-feira (22/11) haverá palestras e debates, com uma apresentação musicial para fechar o ciclo.
Os filmes da mostra começam a ser exibidos na sexta-feira (22/11), com o filme "Simonal", às 19h.
No dia seguinte, sábado (23/11), a exibição gratuita será às 19h, com o filme "O divino Guaporé".
Os horários de cada exibição podem ser conferidos no site do Sesi.
20ª mostra Internacional de Cinema Negro
Data: 20 de novembro a 15 de dezembro
Local: Centro Cultural Fiesp - Avenida Paulista, 1313, Bela Vista - São Paulo/SP
Horário: Conferir programação
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade