A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 25 Abril 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Entretenimento

Sesc Pinheiros recebe exposição 'Um Defeito de Cor'

Mostra tem inicio no muro da entrada partindo do romance histórico de Ana Maria Gonçalves

Natália Brito

26/04/2024 às 10:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Gabriella Marinho - Vazar o Invisível

Gabriella Marinho - Vazar o Invisível | Divulgação

O Sesc Pinheiros, em São Paulo, recebe a exposição “Um Defeito de Cor”, que ficará em cartaz até o dia 1º de dezembro de 2024. A mostra tem inicio no muro de entrada partindo do romance histórico de Ana Maria Gonçalves. Em seu livro, a autora reconta a saga de Kehinde, africana escravizada confrontada com a necessidade de reconstrução em terras brasileiras e a luta por liberdade fazendo uso da comida, da arte, do afeto, da busca pela família, acolhimento e de sua fé. A visitação a exposição é gratuita. 

Continua depois da publicidade

Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias

Os curadores Amanda Bonan e Marcelo Campos, ambos do MAR (Museu de Arte do Rio), fizeram o convite a Ana Maria para uma construção da mostra em conjunto repensando a trajetória do livro de forma imagética: da produção moderna e contemporânea que tem em seu cerne a cosmogonia africana nasceu esse encontro a partir de produções de 131 artistas. Entre esses, 77 vivos e 37 já falecidos, além de 17 convidados a produzir novas obras para a mostra, com nomes como Kwaku Ananse Kintê, Kika Carvalho, Antonio Oloxedê e Goya Lopes.

A exposição tem o objetivo de fazer um mergulho pelas quase mil páginas do texto de “Um Defeito de Cor” e toma seus dez capítulos como metodologia de divisão de núcleos temáticos. Além dos curadores, fazem parte do processo de criação os artistas Ayrson Heráclito, consultor que assina a expografia ao lado de Aline Arroyo, e Tiganá Santana, curador da paisagem sonora que envolve o ambiente.

Continua depois da publicidade

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Durante os meses que esteve em cartaz no Rio de Janeiro, a mostra foi bem recebida pelo público, com visitação expressiva.Antes da vinda para o Sesc Pinheiros, esta itinerância passou pelo Museu da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), fazendo uma triangulação entre as instituições e abrangência de públicos do Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Serviço:

Data: de 25/4 a 1/12
Horário: terça a sábado das 10h30 às 21h | domingos e feriados das 10h30 às 18h
Endereço: Sesc Pinheiros - Rua Paes Leme, 195, Pinheiros, São Paulo
Preço: Gratuito
 

Continua depois da publicidade

      

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados