Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Silvio Santos | Divulgação
“Neste momento, acabo de assinar um contrato com o Ministério das Comunicações. Está no ar a TVS, canal quatro de São Paulo”, anunciou Silvio Santos em 19 de agosto de 1981. Entrava no ar a emissora de TV do “homem do Baú”, que, ao lado de outras quatro emissoras, passou a formar o Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT.
Continua depois da publicidade
Entre os primeiros contratados por Silvio e pelo diretor Luciano Calegari estavam nomes populares, como J. Silvestre, Lolita Rodrigues, Moacyr Franco, Raul Gil e Jacinto Figueira Júnior (O Homem do Sapato Branco). As atrações eram baseadas em humorísticos pastelões, filmes e atrações infantis. Além, claro, dos já populares programas de auditório comandados pelo “patrão”.
O empresário não escondia o desejo de montar uma programação extremamente flexível e popular, dando de ombros ao rígido padrão Globo de qualidade.“Na TVS vai ter política, esporte, show, nada de muito complicado. Quero uma comunicação fácil com o público”, dizia. O desafio era grande, já que a Globo detinha então cerca de 60% da audiência. Silvio não parecia ter medo.“Gosto de arriscar e tenho condições para isso. Dinheiro não me falta”.
No primeiro ano, como Silvio previra, o SBT já era o segundo colocado em audiência. E continua hoje, 41 anos depois, com uma fórmula semelhante à de 1981 e como uma das emissoras mais populares do País.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade