Entre em nosso grupo
2
Entretenimento
Emissora de Silvio Santos surgiu em 19 de agosto de 1981 para ser 'extremamente popular', dando de ombros ao rígido padrão Globo de qualidade
Continua depois da publicidade
Silvio Santos | Divulgação
“Neste momento, acabo de assinar um contrato com o Ministério das Comunicações. Está no ar a TVS, canal quatro de São Paulo”, anunciou Silvio Santos em 19 de agosto de 1981. Entrava no ar a emissora de TV do “homem do Baú”, que, ao lado de outras quatro emissoras, passou a formar o Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT.
Continua depois da publicidade
Entre os primeiros contratados por Silvio e pelo diretor Luciano Calegari estavam nomes populares, como J. Silvestre, Lolita Rodrigues, Moacyr Franco, Raul Gil e Jacinto Figueira Júnior (O Homem do Sapato Branco). As atrações eram baseadas em humorísticos pastelões, filmes e atrações infantis. Além, claro, dos já populares programas de auditório comandados pelo “patrão”.
O empresário não escondia o desejo de montar uma programação extremamente flexível e popular, dando de ombros ao rígido padrão Globo de qualidade.“Na TVS vai ter política, esporte, show, nada de muito complicado. Quero uma comunicação fácil com o público”, dizia. O desafio era grande, já que a Globo detinha então cerca de 60% da audiência. Silvio não parecia ter medo.“Gosto de arriscar e tenho condições para isso. Dinheiro não me falta”.
No primeiro ano, como Silvio previra, o SBT já era o segundo colocado em audiência. E continua hoje, 41 anos depois, com uma fórmula semelhante à de 1981 e como uma das emissoras mais populares do País.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade