Entre em nosso grupo
2
Entretenimento
Além da celebração, o evento terá praça de alimentação, feira de artesanato e uma programação especial das 6h às 17h. São esperados 30 mil visitantes
Continua depois da publicidade
O Corpus Christi de Santana de Parnaíba é uma das maiores manifestações religiosas do Estado de São Paulo e que atrai, a cada ano, milhares de visitantes a cidade | Divulgação
Nesta quinta-feira (30), acontece a tradicional Festa de Corpus Christi em Santana de Parnaíba, na região metropolitana de São Paulo. A festa é produzida na cidade desde 1961 e terá a confecção do tapete com 60 obras, missas, praça de alimentação, feira de artesanato e programação especial das 6h às 17h.
Continua depois da publicidade
O evento, que tem como tema “Eucaristia, fonte de unidade e fraternidade: o pão que partimos é a comunhão no corpo de Cristo”, celebra o dia de Corpus Christi, instituído pela Igreja Católica. Realizada pela Prefeitura de Santana de Parnaíba e a igreja matriz Santa Ana, a festa tem o objetivo levar a eucaristia (segundo o catolicismo) para as ruas.
Um dia antes da festa, na quarta-feira (29), uma equipe de servidores da prefeitura fará o trabalho de pré-produção, que inclui tingimento de serragem, separação e organização de materiais complementares utilizados na confecção. Entre os itens preparados para a celebração estão a argila, casca de ovo, farinha de trigo, pipoca, pó de café e outros elementos.
A primeira atividade do dia de Corpus Christi, é a confecção do tapete de aproximadamente 850 metros de extensão, com início programado para às 6h da manhã.
Continua depois da publicidade
O tapete será ilustrado com cenas bíblicas, os objetos e os símbolos da igreja católica, que serão retratados na montagem do tapete. Entre essas cenas estão o “Corpo e Sangue', o “Sacramento do Amor”, o “Espírito Santo”, “Emaús”, o “Pão da Vida”, “Agnus Dei”, “Maternidade de Maria”, “Santa Eucaristia”, “Infância e Adolescência Missionária” e a padroeira da cidade, “Santa Ana”.
Paralelamente à confecção do mega tapete, haverá uma programação com missa já às 7h, no palco montado próximo à Praça 14 de Novembro (mesmo local da Missa Campal das 15h, com Dom Vicente Costa - bispo da Diocese de Jundiaí).
Além da celebração, o evento terá praça de alimentação, feira de artesanato e programação especial. A tradicional Festa de Corpus Christi atrai moradores e turistas para as ruas de Santana de Parnaíba, e costuma reunir, em um só dia, mais de 30 mil visitantes.
Continua depois da publicidade
6h - Início da confecção dos tapetes (ruas do Centro Histórico)
7h - Oração das Laudes (palco)
8h - Terço Mariano (palco)
Continua depois da publicidade
9h - Missa com Padre Marcelo Augusto (Igreja Matriz)
10h30 - Palestra: Eucaristia , o coração da comunidade cristã (seminarista Bruno Medraño - palco)
12h - Missa com Padre Raphael Casaca (palco)
Continua depois da publicidade
14h - Coroação de Nossa Senhora pelos coroinhas e acólitos (palco)
15h - Missa Campal com Dom Vicente Costa, seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento pelos tapetes (Praça 14 de Novembro, Centro Histórico)
17h - Show de evangelização (palco)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade