Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A premiação do primeiro Oscars durou apenas 15 minutos | Imagem: Domínio Público
A primeira cerimônia do Academy Awards, conhecida popularmente como Oscars, aconteceu em 1929. Diferente do que é hoje, o evento consistia em um banquete com grandes nomes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS), mas já possuía a simbólica estatueta. Você sabe qual é seu verdadeiro valor?
Continua depois da publicidade
Ao contrário do que muitos pensam, a estatueta do Oscar não é feita inteiramente de ouro, mas de bronze, e somente banhada a ouro 14 quilates. A peça pesa quatro quilos e possui 35 cm de altura.
Segundo divulgado pela Ampas (Academia de Artes e Ciências Cinematográficas), cada estatueta custa cerca de 400 dólares (cerca de 2 mil e trezentos reais).
Mas todo vencedor deve assinar um contrato de compromisso de que nem ele, nem os herdeiros, venderão a estátua sem antes oferecer de volta para a academia por apenas 1 dólar.
Continua depois da publicidade
Já o valor simbólico da premiação é muito maior. Isso porque um filme que indicado tende a atrair muito mais bilheteria, e um ator vencedor do Oscar pode renegociar seu cachê para trabalhos futuros ou gravações já em curso
Um levantamento da The Telegraph mostra que o aumento pós-Oscar para atores e atrizes pode chegar a 60%. Um relatório da WalletHub mostra que esse aumento é, em média, de 40%.
Somente uma indicação já é muito positiva para as vendas de ingressos.
Continua depois da publicidade
Segundo a plataforma Ingresso.com, a bilheteria de “Ainda Estou Aqui” aumentou em surpreendentes 300% depois das indicações para Melhor Filme e Melhor Filme Internacional, além da indicação de Fernanda Torres para o prêmio da Academia de Melhor Atriz.
Durante a Segunda Guerra Mundial as estatuetas eram feitas de gesso comum, devido aos esforços de guerra para poupar metais. Após o final do conflito, a Academia decidiu pela atual, banhada a ouro, para dar mais prestígio e glamour.
E a fama dos indicados é inegável. Fernanda Torres, após ser indicada ao Oscar de melhor atriz, foi capa das revistas internacionais The Hollywood Reporter, The Cultured e da prestigiada Vogue.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade