Entre em nosso grupo
2
Entretenimento
Programa prevê pacote de medidas para desenvolver enoturismo
Continua depois da publicidade
Rota dos vinhos paulista pretende valorizar produção local | Reprodução
O programa “Rota dos Vinhos Paulistas” foi lançado nesta quarta-feira (28/8), pelo governo de São Paulo. O projeto prevê um pacote de medidas para desenvolver o enoturismo no estado de São Paulo.
Continua depois da publicidade
O objetivo é valorizar a produção local e atender à demanda dos produtores rurais dos municípios que produzem vinhos no estado, além de buscar aumentar o cultivo de uvas.
Desde 2007, o estado tem desenvolvido ações para ampliar o setor de vinhos. Mesmo sem ser reconhecido pelo setor vinícola, o estado de São Paulo pretende mudar essa realidade com o decorrer do tempo.
A iniciativa é uma parceria entre as pastas da Agricultura e Abastecimento (SPA), Desenvolvimento Econômico (SPE), Turismo e Viagens (Setur), além da coordenação da Casa Civil.
Continua depois da publicidade
São Roque, que fica a menos de duas horas da capital paulista, já é um destino de enoturismo, tanto que é conhecida como a “Terra do Vinho”. O destino turístico costuma atrair mais de 600 mil visitantes por ano. A cidade oferece clima serrano agradável, boa infraestrutura hoteleira e gastronomia diversificada.
O consumo de vinho no Brasil cresceu 11,6% entre 2022 e 2023, segundo a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), o que representa o segundo maior aumento no mundo.
Esse crescente interesse dos brasileiros pela bebida impacta o enoturismo, que é o turismo voltado para a apreciação e visitação de vinícolas. Confira cinco opções de vinícolas para conhecer no inverno brasileiro.
Continua depois da publicidade
A maioria da produção de vinho brasileiro fica na região Sul do país, mais especificamente na Serra Gaúcha, com aproximadamente 80% desse total fica entre os municípios do Vale dos Vinhedos e as cidades Flores da Cunha e Caxias do Sul.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade