Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Ana Beatriz Godoi assumiu o posto de rainha de bateria da Rosas de Ouro em 2019 | Reprodução/Instagram
Faltam menos de 30 dias para os desfiles das escolas de samba no Carnaval de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Em entrevista à Gazeta, a rainha de bateria da Sociedade Rosas de Ouro, Ana Beatriz Godoi, contou os detalhes da rotina, falou sobre a preparação para o desfile oficial, reforçou que não faz academia e come de tudo.
Ana Beatriz participou do programa Direto da Gazeta, veiculado pelo YouTube da Gazeta.
A musa relembrou o início da sua história na agremiação desde sua infância até assumir o posto de rainha de bateria em 2019. Ela substituiu a atriz Ellen Rocche.
Continua depois da publicidade
Durante a entrevista, Ana Beatriz revelou suas inspirações, como Luma de Oliveira e Nani Moreira (ex-rainha de bateria da Mocidade Alegre), e o legado que espera deixar no mundo do samba.
A entrevista abordou os desafios das rainhas de bateria, a competitividade do Carnaval e as expectativas para o desfile da Rosas de Ouro.
Confira entrevista com a rainha de bateria nos estúdios da Gazeta:
Continua depois da publicidade
Gazeta de S. Paulo: Quando começou a sua relação com o samba e o Carnaval de São Paulo?
Ana Beatriz Godoi: A minha relação começou desde muito nova, desde criança. Quando fiz 16 anos o senhor Eduardo Basílio [fundador da Sociedade Rosas de Ouro] me convidou para desfilar e iniciou uma preparação para eu disputar o posto de Rainha do Carnaval de São Paulo.
Tive algumas passagens depois por outras escolas e depois retornei como rainha de bateria em 2019. Naquele ano, o convite para ser rainha partiu da Angelina Basílio [atual presidente da Rosas de Ouro].
Continua depois da publicidade
O cargo de rainha de bateria é um dos mais importantes em uma escola de samba. Na Rosas de Ouro, a atriz Ellen Rocche ocupou a posição por mais de 10 anos. Qual sua visão sobre famosas ocupando essa função?
O carnaval é para todos. É para quem gosta e se dedica. Não importa se é da comunidade ou se é famoso.
Acho que o importante é dar o melhor para a comunidade. A Ellen é super querida na comunidade e ficou no posto 13 anos.
Continua depois da publicidade
Como tem sido a sua preparação para o Carnaval? Envolve muito treino?
Eu tenho preguiça. Eu não malho. Eu estou comendo tudo que eu estou vendo. A preparação é que agora estou comendo muito brigadeiro e muito bolo. Eu emagreço super rápido.
Então por conta dos ensaios eu fico muito magra. Estou comendo tudo que você possa imaginar. Eu tenho preguiça de malhar.
Continua depois da publicidade
Você é uma rainha muito ligada a comunidade e próxima dos integrantes dela também. Sempre foi assim?
Eu sou parte da comunidade. Esse ano eu tive o prazer de ser madrinha do projeto Roseira do Futuro. Esse projeto é uma mini escola de samba, com todos os setores. Já é uma visão para o futuro da Rosas de Ouro.
Ninguém é eterno e a escola fica. Eu tenho muito orgulho deste projeto sensacional. Eu amo ter essa proximidade com as crianças. É uma forma de eu retribuir o carinho que o senhor Eduardo Basílio teve comigo.
Continua depois da publicidade
Você já pensa em parar ou é algo que ainda não passa pela sua mente?
Não tenho uma carreira tão longeva não. Sempre penso em relação à hora de parar. Eu fiz 41 anos neste ano. Eu não tenho mais 10 anos de Carnaval, eu já tenho alguns anos. Não sei quando vou parar.
Eu estou muito feliz e vivendo um momento de cada vez. Um dos melhores da minha vida. Se fosse para dar um conselho para aquela Ana Beatriz, em 2019, seria que tudo tem o seu momento certo e o importante é respeitar o pavilhão.
Continua depois da publicidade
A entrevista na íntegra pode ser acessada também no vídeo:
Durante o bate-papo, Ana Beatriz reforçou a importância dos ensaios de quadra e ensaios técnicos no Sambódromo do Anhembi, na zona norte da capital paulista.
Ana Beatriz destaca que os ensaios são importantes porque as regras mudam a cada ano em relação à evolução.
Continua depois da publicidade
Assim, os ensaios técnicos servem como um termômetro para a escola, permitindo que se façam ajustes necessários antes do desfile oficial.
A ordem dos desfiles oficiais também já foi definida pela Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP). Rosas de Ouro entrará na avenida na primeira noite de desfiles.
A rainha de bateria pontuou na entrevista que adota uma postura de resiliência e foco em sua própria felicidade e objetivos.
Continua depois da publicidade
Ela reconhece que é impossível agradar a todos e que sempre haverá pessoas dispostas a criticar, independentemente de seus esforços.
Ana Beatriz reforçou que quer ser lembrada por seu amor e respeito ao pavilhão da Rosas de Ouro.
Para aqueles que sonham em seguir seus passos, Ana Beatriz aconselha preparação em diversos aspectos: corpo, samba e integração à escola.
A rainha enfatiza a importância da participação e presença constante na comunidade. Ela acredita que a oportunidade surge com a dedicação.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade