Entre em nosso grupo
2
Entretenimento
Museus e casas de culturas preparam programação especial para celebrar o Dia da Consciência Negra
Continua depois da publicidade
Museu da Língua Portuguesa preparou uma programação epecial por conta do Dia da Consciência Negra | Ciete Silvério
Na próxima segunda-feira, 20 de novembro, é celebrado o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Para celebrar a data, museus, casas de culturas, entre outros lugares, prepararam atividades especiais; confira.
Continua depois da publicidade
I Semana da Consciência Negra do IED
Entre os dias 21 e 25 de novembro acontece a I Semana da Consciência Negra do IED - Instituto Europeo di Design. O evento é composto pela exposição "Negro Design", que apresenta trabalhos de docentes dos cursos de Design de Interiores, Mobiliário, Moda, Estratégico, Figurino, Gráfico Digital e Ux.
Além da exposição, haverá também, no dia 21 de novembro, às 19h, a roda de conversa "Design, Diversidade e Inclusão", mediada por Michele Salles Villafranca.
A exposição "Negro Design" pode ser visitada das 8h às 22h. O IED fica na Rua Maranhão, 617, Higienópolis.
Continua depois da publicidade
Museu da Língua Portuguesa
Ainda que esteja fechado no dia 20 de novembro, o Museu da Língua Portuguesa preparou uma programação epecial por conta do Dia da Consciência Negra.
Nos dias 18 e 19, por exemplo, acontece a Visita Temática – Palavras Bantu, que tem como objetivo explicar as influências linguísticas e culturais da África. Assim, o passeio pela exposição principal do Museu, das 13h às 14h, vai revelar principalmente a presença e a resistência de palavras da família Bantu no português falado no Brasil ainda nos dias de hoje. Os educadores da instituição vão utilizar ainda o jogo temático intitulado Calão que mostra a relação de gírias angolanas com palavras em português.
O Museu também promove, nos dias 18 e 19, às 15h, e 25 e 26 de novembro, às 11h -, a visita ao prédio da Estação da Luz, intitulada "Presenças negras na construção da cidade de São Paulo". No passeio, o público poderá conhecer o trabalho de arquitetos e profissionais da engenharia civil negros no levantamento de diversos espaços da capital paulista, sobretudo, no bairro da Luz, onde o Museu da Língua Portuguesa está localizado. Para participar, basta chegar 15 minutos antes de seu início na bilheteria do Pátio A.
Continua depois da publicidade
O Museu da Língua Portuguesa fica na Praça da Luz, s/n, Luz. A entrada custa a partir de R$ 10 e é gratuita aos sábados.
Jean William – Concerto Especial Mês da Consciência Negra
Para celebrar a conscientização que marca o mês de novembro, a Unibes Cultural recebe o espetáculo “Jean William – Concerto Especial Mês da Consciência Negra” no dia 26, às 18 horas.
Nascido em Sertãozinho e apadrinhado pelo Maestro João Carlos Martins, Jean ganhou visibilidade nacional e internacional, quando, em 2013, cantou na primeira visita do Papa Francisco ao Brasil.
Na apresentação do dia 26, o tenor irá se apresentar ao lado do violonista Rafael Altro e o público poderá apreciar um repertório que reúne peças de temas afro-brasileiro e afro-americano.
Continua depois da publicidade
A Unibes Cultural fica na rua Oscar Freire, 2500, Sumaré. O concerto é gratuito, mas os ingressos devem ser resgatados em www.unibescultural.org.br .
Museu Afro Brasil Emanoel Araujo
O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo é referência nacional quando o assunto é Diáspora Negra e conta com diversas exposições que enaltecem a história, memória e arte negra.
No dia 20 de novembro, a Instituição abre suas portas para celebrar o Dia da Consciência Negra por meio do Segundo Ocupa MAB, evento que celebra a arte e a cultura negra em novas vertentes, a partir da música, da moda e da gastronomia, com várias atrações repletas de sabor e identidade negra.
Continua depois da publicidade
Na programação haverá apresentações culturais, oficinas e palestras e, quem for ao Museu poderá ainda visitar as seis exposições em cartaz.
O Museu Afro Brasil fica no Parque Ibirapuera, na Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, portão 10. A entrada custa a partir de R$ 11, sendo que o II Ocupa MAB acontece das 9h às 18h.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade