Entre em nosso grupo
2
Entretenimento
Dança, música, moda e circo o zona sul e norte da Capital, Diadema e Osasco, além de outras cidades na Grande São Paulo
Continua depois da publicidade
Eventos da Fábrica de Cultura são gratuitos e não precisam de inscrição | Divulgação/Governo do Estado
O programa Fábricas de Cultura promove atividades culturais gratuitas relacionadas a dança, música, moda e circo em São Paulo e região durante todo o mês de setembro.
Continua depois da publicidade
As apresentações terão como endereço a zona sul e norte da Capital, Diadema e Osasco, além de outras cidades na Grande São Paulo.
Os eventos darão espaço para a acessibilidade, em celebração ao Dia Nacional do Surdo (26/9), com aulas, bate-papos e exposições sobre Libras.
Na zona sul de São Paulo, a Fábrica de Cultura Capão Redondo recebe, no próximo domingo (8/9), as seletivas do circuito paulista de Batalha de MC, com a presença dos MC’s que participaram das seletivas entre junho e julho.
Continua depois da publicidade
Da mesma forma, a Fábrica de Cultura Jaçanã, na zona norte, recebe as seletivas no sábado (14/9), enquanto a Fábrica de Cultura Osasco dá espaço, em outro sábado (28/9), a seletiva da zona oeste.
A Cia. Cisne Negro apresenta os espetáculos “Mañana de Reyes”, do coreógrafo Dany Bittencourt, e “Calunga”, do coreógrafo Rui Moreira. Veja onde e quando.
Veja tudo o que terá nas Fábricas de Cultura da zona sul de São Paulo neste mês:
Continua depois da publicidade
A Fábrica de Cultura Jardim São Luís recebe, na quinta-feira (12/9), às 15h, o espetáculo “Tarântula transita! ” da artista circense e travesti Vulcânica Pokaropa.
A história, inspirada na Operação Tarântula responsável por eliminar das ruas pessoas trans e travestis na ditadura militar, conta com bambolê, mágica e manipulação de bonecos e intérprete em Libras.
Ainda na unidade Jardim São Luís, o documentário “Visões em Movimento” será exibido no sábado (21/9), às 19h. No mesmo dia, a Fábrica de Cultura em questão abre um bate-papo sobre inclusão e acessibilidade no Brasil.
Continua depois da publicidade
O bate-papo contará com a presença da tradutora e intérprete de Libras Rosimeire Santos, o pedagogo Maycon Mouro e a designer de moda Raquel Dias, ambos surdos.
A Fábrica de Cultura Jardim São Luís ainda recebe a 1ª Edição de Feira de Cabelos afros, barbearia e tranças, no sábado (14/9), às 12h.
Realizado pelo Núcleo da Moda, o evento celebra o Dia Mundial do Cabelo Afro (15/9) e destaca a beleza, diversidade e importância cultural dos cabelos afros.
Continua depois da publicidade
Além disso, o evento conta com a presença de 15 expositores como a hairstylist Ellen Amaral, especialista em corte e tintura, as trancistas Pretastica e Artes Leeh, que darão dicas para cuidar dos cabelos trançados e afros.
Um espaço dedicado a barbearia será aberto durante o evento para que jovens empreendedores deixem os cabelos do público “na régua”. Enquanto isso, o evento conta com as apresentações da DJ Afreekassia e do DJ Kakau.
Veja tudo o que acontece nas Fábricas de Cultura da zona norte de São Paulo neste mês:
Continua depois da publicidade
A Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha terá uma aula-show de jazz dance com as divas brasileiras, com a bailarina e professora Luma Oliveira, na quinta-feira (12/9), às 14h.
As aulas terão como trilha sonora músicas dos artistas Zezé Motta e Elza Soares, além de contar com acessibilidade em Libras.
Ainda na unidade Vila Nova Cachoeirinha, a videoinstalação Palavras Cruzadas, de Daniel Lima, será transmitida na terça-feira (24/9), às 14h. No total, 12 vídeos ficarão expostos no espaço.
Continua depois da publicidade
Além disso, o evento conta com a presença de Edinho Santos, surdo, pedagogo, ator e poeta com destaque na cena dos Slams em São Paulo.
A atividade “Frevo: um patrimônio imaterial” acontece, na sexta-feira (13/9), às 16h, no Núcleo Taipas, da Fábrica de Cultura Brasilândia.
O evento conta com a presença do mestre Coruja, que apresentará coreografias e movimentos acrobáticos e participará de um bate-papo sobre as origens e tradições do Frevo.
Continua depois da publicidade
Ainda no Núcleo Taipas, a instalação permanente em Permacultura abre um espaço, no formato de horta, para trocas contínuas de conhecimentos e práticas ligadas ao meio ambiente, no sábado (21/9), às 10h.
No mesmo dia (21/9), a Fábrica de Cultura Jaçanã recebe o espetáculo “A Sílfide”, da Cia. De dança Lonan, às 15h. A obra, inspirada no clássico “La Sylphide” e dirigida por Hélio Lima e Pretah Thaís, conta a história de James e sua paixão por Sílfide.
Ainda na unidade Brasilândia, o “Estupendo Circo di SóLadies” será apresentado na quarta-feira (25/9), às 15h, e revisita cenas clássicas do circo tradicional, com destaque ao universo feminino.
Continua depois da publicidade
Além disso, no mesmo dia (25/9), a Fábrica de Cultura Brasilândia recebe, às 14h, a cia. Ballet de Cegos com o espetáculo “Olhando para as estrelas”. O evento, sob direção de Fernanda Bianchini, permite interagir com a prática, levando a inclusão por meio da arte.
Para fechar as atrações, a unidade Brasilândia apresenta, na sexta (27/9), às 9h, o espetáculo “Escolhas” de Juliana Bordallo. A peça mergulha nas memórias da palhaça Flóris da Silva, que busca respostas para seus problemas.
A Fábrica de Cultura Osasco apresenta, nesta sexta-feira (6/9), às 15h, o espetáculo “Funk, ancestralidade e revolução”. Criado pelo grupo Chemical Funk, o evento une a música, o teatro e o funk através do ritmo, visto como um movimento de liberdade.
Continua depois da publicidade
Na mesma unidade, o Café das Pretas ministra, no sábado (21/9), às 14h, uma oficina sobre a saúde mental da mulher negra, para promover reflexão e engajamento.
A Fábrica de Cultura Diadema apresente, na quinta-feira (12/9), às 19h, a exposição Retrospectiva Jorge Vargas. O evento reúne obras escultóricas que contam um pouco da trajetória de Jorge Vargas.
Ainda na unidade Diadema, o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica é celebrado no evento “Ocupa Sapatão”, que acontece no sábado (14/9).
O evento conta com apresentações de dança com Drii Guedes e dos alunos da Escola Atos, bate-papos e encenação da peça “Ode ao Luto e aos amores que se vão”.
Dança:
Oficina:
Rua Santa Rita, s/n.º, Jardim Rochdale – Osasco | Tel: (11) 3689-7600
Música:
Fábrica de Cultura Capão Redondo - domingo (8/9), das 16h às 21h | Livre
Rua Bacia de São Francisco, s/n.º - Conjunto Habitacional Jardim São Bento | Tel: (11) 5822-5240
Fábrica de Cultura Jaçanã - 14/9, sábado, das 16h às 20h
Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360
Fábrica de Cultura Osasco - sábado (28/9), às 17h
Rua Santa Rita, s/nº, Jardim Rochdale – Osasco | Tel: (11) 3689-7600
Dança:
Fábrica de Cultura Capão Redondo - quinta-feira (12/9), das 15h às 16h
Fábrica de Cultura Jaçanã - quinta-feira (5/9), das 15h às 16h
Fábrica de Cultura Osasco - quarta-feira (4/9), às 15h
Dança:
Cinema:
Rua Franklin do Amaral, 1575 | Tel: (11) 2233-9270
Circo:
Moda:
Audiovisual:
Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Tel: (11) 5510-5530
Escultura:
Visitação até 12/10, de terça a sexta, das 9h às 19h, e sábados, das 9h às 17h
Performance:
Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135, Centro – Diadema | Tel: (11) 4061-3180
Dança:
Cultura Indígena:
Rua Joaquim Pimentel, 200 | Tel: (11) 3971-3640
Dança:
Circo
Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Tel: (11) 2249-8010
Dança:
Cia. Ballet de Cegos apresenta espetáculo “Olhando para as Estrelas”
quarta-feira (25/9), das 14h às 16h | Livre | Libras
Circo:
Avenida General Penha Brasil, 2508 | Tel: (11) 3859-2300
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade