Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Sessões do Cine Autorama são gratuitas | Danilo Ramos/Divulgação
As sessões gratuitas do Cine Autorama, primeiro cinema itinerante do Brasil, estão de volta a São Paulo. A temporada 2025 de exibições começa no próximo sábado (12/4), com duas sessões no estacionamento do campus da USP Leste, no bairro de Ermelino Matarazzo.
Continua depois da publicidade
Desde sua primeira exibição, há 8 anos, o Cine Autorama recebe um público variado, atraído principalmente pela nostálgica experiência que o formato da atividade proporciona, a de um cinema a céu aberto onde o público assiste aos filmes de dentro do carro.
Mas, se não tiver carro e quiser participar de uma das sessões, não se preocupe. O Cine Autorama oferecerá cerca de 100 cadeiras para os interessados que não possuem veículos.
Pedestres não precisam reservar ingresso, a ocupação será por ordem de chegada. Já para quem for de carro, como as vagas são sempre muito concorridas, é necessário reservar entradas através do site oficial do Cine Autorama. Na USP Leste haverão 80 lugares para automóveis e cada ingresso será válido por veículo.
Continua depois da publicidade
A temporada 2025 de exibições terá algumas novidades. A partir de agora, os filmes serão transmitidos na tela inflável da “Airscreen”, uma das melhores do mundo. Estreando esta parceria, as sessões ganharão tecnologia de ponta, oferecendo projeção de alta qualidade ao ar livre, maior área de projeção (12x6m) e mais alta.
Quem for curtir estas primeiras sessões em São Paulo, também será presenteado com brindes da Butter Toffees, uma das marcas mais famosas da Arcor, apoiadora do evento.
Programação do Cine Autorama na USP Leste
Continua depois da publicidade
A programação de sábado (12/4) oferecerá dois longas-metragens do cinema brasileiro, uma para todos os públicos, incluindo as crianças, e outra para os adultos. Todos os filmes terão recursos de acessibilidade.
A aventura musical recém-lançada “Arca de Noé” abrirá a noite, às 18h30, levando ao público a história de uma carismática dupla de ratos, um guitarrista talentoso e um poeta romântico, nas vozes de Rodrigo Santoro e Marcelo Adnet.
Depois será a vez de “Carandiru: O Filme”, às 21h, que apesar de ser um clássico do cinema com mais de 20 anos, terá no Cine Autorama sua primeira exibição com recursos de acessibilidade.
O filme de 2003 é baseado em fatos reais, publicados no livro Estação Carandiru, de Dráuzio Varela, a partir das narrativas que teve contato durante sua própria experiência no presídio como médico.
Continua depois da publicidade
Cinema retrô! Detalhes do projeto
O Cine Autorama, primeiro cinema drive-in itinerante do Brasil, com oito anos de atividades e sucesso de público, realiza sessões concorridas por diversas regiões do Brasil.
Ícone da cultura norte-americana desde a década de 30, o formato drive-in proporciona uma forma diferente, charmosa e nostálgica de assistir filmes.
Continua depois da publicidade
As sessões ao ar livre recebem os veículos, organizados em fileiras pela equipe, em frente à telona inflável.
O público assiste à vontade, de dentro de seus carros, ou pode optar pela área externa com cadeiras, para ficar mais pertinho da tela.
Dentro dos carros, basta sintonizar a rádio na frequência indicada na tela de projeção para ouvir o som do filme.
“Realizar o Cine Autorama na capital paulista é sempre uma festa, pois temos na cidade um público cativo que nos acompanha e espera cada sessão. Preparamos para esta retomada, boas novidades na estrutura e uma programação não só de filmes brasileiros, mas também com produções paulistanas.”, conta Marco Costa, idealizador e coordenador geral do Cine Autorama.
Continua depois da publicidade
A curadoria do Cine Autorama tem como pilar selecionar filmes significativos, tanto grandes sucessos como produções memoráveis que despertem o sentimento de nostalgia no público, além de valorizar o cinema brasileiro.
O Cine Autorama em São Paulo é viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, apoio Universidade de São Paulo (USP) e Butter Toffees, realização Cine Autorama, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Governo do Estado de São Paulo, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Serviço - Cine Autorama
Onde? Estacionamento da USP Leste - Rua Arlindo Béttio, 1.000 - Ermelino Matarazzo, São Paulo
Quando? Sábado (12/4) - Sessões às 18h30 e às 21h
Capacidade: 80 carros por sessão + 100 cadeiras para público pedestre
Ingressos: Gratuitos - necessário reserva pelo site oficial do Cine Autorama (para quem for de carro)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade