Entre em nosso grupo
2
Entretenimento
Maior premiação do teatro de prosa e musical do Brasil foi no Teatro Santander, na zona oeste da capital paulista
Continua depois da publicidade
Prêmio está consolidado como um marco no calendário cultural do País | Mariana Ribeiro/Gazeta de S.Paulo
O Teatro Santander, em São Paulo, recebeu a 11ª edição do Prêmio Bibi Ferreira, a mais prestigiada premiação do teatro musical e de prosa do Brasil, nesta quarta-feira (30/10). A Gazeta esteve no evento e te mostra todos os detalhes da noite.
Continua depois da publicidade
Sob o comando de Tiago Abravanel, que apresentou o Prêmio no lugar de Miguel Falabella, habitualmente o mestre de cerimônias do evento, a premiação teve como jurados a bailarina e coreógrafa Gisele Bellot; o diretor de teatro, professor e pesquisador doutor em Artes Cênicas Jamil Dias; o ator, diretor, dramaturgo e produtor Marllos Silva; o jornalista e mestre em Artes Miguel Arcanjo Prado; o ator, pianista, diretor, cantor e arte-educador Rogério Matias; e o jornalista especializado em cultura Ubiratan Brasil; todos na categoria de teatro musical.
Já o corpo de jurados do teatro de prosa foi composto pelo jornalista e dramaturgo Bruno Cavalcanti; pelo jornalista, sociólogo, e professor mestre e Dr. na ECA-USP Ferdinando Martins; pelo ator, diretor, dramaturgo e produtor Marllos Silva; e pelo ator, autor, diretor e professor em Artes Cênicas Zécarlos de Andrade.
Entre as montagens musicais, “Priscilla, a Rainha do Deserto – O Musical” levou o Prêmio de “Melhor Espetáculo Por Voto Popular”, “Beetlejuice - O Musical” ganhou na categoria de “Melhor Musical Estrangeiro” e “Um Grande Encontro - O Musical”, recebeu a premiação de “Melhor Musical Brasileiro”.
Continua depois da publicidade
Na prosa, “O Vazio na Mala” levou o Prêmio de “Melhor Peça de Teatro”.
Todo o evento pôde ser acompanhado pelo público geral por meio do canal oficial do YouTube do Prêmio. Durante o começo da transmissão, no tapete vermelho, o ator Marcos Lanza e a atriz Luisa Bresser ficaram responsáveis pelas entrevistas com as estrelas da noite, capturando os momentos de glamour e a expectativa para a premiação.
Quais as regras para um espetáculo estar apto a concorrer ao Prêmio?
Continua depois da publicidade
Consolidado ao longo dos anos como um marco no calendário cultural do País, estão aptos para concorrer às premiações de 2024 espetáculos com temporadas cumpridas de 1º de julho de 2023 a 21 de junho de 2024, em São Paulo.
As peças devem ser inéditas na premiação e precisam ter passado por uma temporada em teatros do circuito profissional da Capital.
Para os musicais é exigido um mínimo de 12 apresentações, enquanto para o teatro de prosa, a exigência é de pelo menos 16 apresentações em espaços com capacidade para 300 ou mais espectadores.
Continua depois da publicidade
Confira os vencedores das 32 categorias
Teatro Musical
Melhor Versão em Musicais
Continua depois da publicidade
Melhor Desenho de Luz em Musicais
Melhor Desenho de Som em Musicais
Melhor Visagismo em Musicais
Continua depois da publicidade
Melhor Cenografia em Musicais
Melhor Figurino em Musicais
Melhor Arranjo Original em Musicais
Continua depois da publicidade
Melhor Letra E Música em Musicais
Melhor Dramaturgia Original em Musicais
Melhor Coreografia em Musicais
Continua depois da publicidade
Melhor Direção Musical em Musicais
Melhor Direção em Musicais
Revelação em Musicais
Continua depois da publicidade
Melhor Ator Coadjuvante em Musicais
Melhor Atriz Coadjuvante em Musicais
Melhor Ator em Musicais
Continua depois da publicidade
Melhor Atriz em Musicais
Melhor Musical Brasileiro
Melhor Musical Estrangeiro
Prosa
Melhor Desenho de Luz em Peça de Teatro
Melhor Cenografia em Peça de Teatro
Melhor Figurino em Peça de Teatro
Melhor Direção em Peça de Teatro
Melhor Dramaturgia Original em Peça de Teatro
Melhor Ator Coadjuvante em Peça de Teatro
Melhor Atriz Coadjuvante em Peça de Teatro
Melhor Ator em Peça de Teatro
Melhor Atriz em Peça de Teatro
Melhor Peça de Teatro
Ao longo da noite de premiação, os atores dos musicais indicados ao Prêmio apresentaram alguns números referentes aos seus espetáculos; confira abaixo trechos dos números de “Cabaret - Kit Kat Club”, “Beetlejuice”, “Funny Girl A Garota Genial”, “Priscilla, A Rainha do Deserto – O Musical” e “Um Grande Encontro – O Musical”:
Nesta edição do Prêmio, a grande homenageada foi a atriz Nathalia Timberg, reconhecida por sua trajetória e inestimável legado nos palcos brasileiros.
Aos 95 anos, a artista recebeu a condecoração das mãos de Caco Ciocler, com quem contracenou recentemente na peça “A Mulher da Van”. Aplaudida de pé pelo público, Timberg comentou sobre sua trajetória artística e agradeceu aos espectadores.
“O teatro é a minha casa e o meu templo. É engraçado, qualquer teatro que eu eu entro, a primeira coisa que eu faço, que eu sinto vontade de fazer é passar a mão nesse palco, que eu peço licença de habitar por algum tempo, algum momento”, disse, visivelmente emocionada.
Veja o momento em que a atriz sobe no palco do Teatro Santander:
Depois da premiação, rolou ainda uma festinha para os convidados, que contou com uma apresentação especial de Diego Martins, indicado ao Prêmio de "Melhor Ator" por sua performance em “Priscilla, A Rainha do Deserto – O Musical”.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade