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Entretenimento
Investigação faz parte da estratégia de reposicionamento do espaço, e ouviu 550 visitantes durante cinco eventos realizados ao longo de 2023
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A enquete fez parte da campanha institucional | Nair Bueno/DL
O Museu do Café divulgou ontem o resultado de cinco rodadas de pesquisa realizadas ao longo de 2023 com 550 entrevistados, entre visitantes do espaço e participantes de grandes eventos do setor. E os resultados apontaram que a maioria dos interessados pelo universo do café considera que exposições, eventos e o acervo do Museu precisam priorizar a abordagem de questões relacionadas à sustentabilidade na produção do grão. Conforme a rodada da pesquisa, esse índice oscilou entre 37% e 42% das respostas apontando o item “sustentabilidade e tecnologias atuais” como o tema mais importante, que o “Museu não pode deixar de abordar”. Outra agenda que os entrevistados apontaram como relevante é a origem e a rastreabilidade do grão.
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A enquete fez parte da campanha institucional “Sem café: sem história, sem futuro”. O objetivo era conhecer o perfil do público amante da segunda bebida mais consumida no mundo. Outra meta era identificar os interesses dos visitantes em geral e do trade do setor no sentido de reposicionar o acervo, os eventos e as exposições futuras do Museu.
A campanha também buscou destacar e valorizar o viés social e os personagens do café. Com base nesses dados, o Museu trabalhará de agora em diante com temáticas que impactem a sociedade, abordando a sustentabilidade e a qualidade na cafeicultura brasileira.
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A pesquisa foi desenvolvida a partir do Summit 2023 – Empreendedoras do Café, realizado em 12 de maio, na cidade de Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais, uma das mais importantes e tradicionais regiões produtoras no mundo. A enquete prosseguiu durante o SP Coffee Week, que aconteceu em junho, na cidade de São Paulo.
Já em agosto, foram feitas entrevistas exclusivamente com visitantes do Museu, localizado na Bolsa Official do Café, na Rua 15 de Novembro, no Centro Histórico de Santos. Essa rodada foi realizada entre os dias 21 e 25 de agosto.
Ainda no segundo semestre, mais uma enquete foi feita durante o Mercado Coffee, promovido em 1º de outubro, também em Santos. E, para encerrar, nova pesquisa foi realizada durante o Encontro Nacional da Indústria do Café (Encafé). O evento foi promovido em novembro pela Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), em um resort na Barra de Santo Antônio, no litoral de Alagoas.
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FOTOS X AUDIOVISUAL.
Quando questionados sobre o tipo de acervo que esperam encontrar no Museu, os entrevistados foram enfáticos em afirmar que fotos antigas e documentos do passado são os recursos preferidos quando visitam uma exposição.
Esse índice chegou a 61% de preferência durante a rodada realizada no Mercado Coffee, em outubro, em Santos, e a 59% durante as entrevistas realizadas com visitantes da Bolsa Official do Café, em agosto.
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Só durante o Encafé, em novembro, nas Alagoas, os recursos audiovisuais lideraram a preferência dos entrevistados no quesito acervo preferido em um museu.
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