A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Entretenimento

Peça gratuita com Helena Ranaldi e Martha Moela está em cartaz na avenida Paulista

"Por trás das Flores", com direção de Marcelo Lazzaratto e texto de Samir Yazbek, fala sobre o acerto de contas entre duas mulheres, mãe e filha, em algum lugar entre o Líbano e o Brasil

Mariana Ribeiro

18/09/2024 às 16:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Espetáculo fica em cartaz no Itáu Cultural até o próximo domingo

Espetáculo fica em cartaz no Itáu Cultural até o próximo domingo | Camila Rios/Divulgação

Com Helena Ranaldi e Martha Meola, a peça “Por trás das Flores”, de Samir Yazbek, está em cartaz no Itaú Cultural, na avenida Paulista, em São Paulo, até o próximo domingo (22/9). O espetáculo, dirigido por Marcelo Lazzaratto, responsável também pelo cenário e pela iluminação, é gratuito. 

Continua depois da publicidade

“Por trás das Flores” aborda, por meio de uma linguagem poética, a relação entre Mãe (Martha Meola) e Filha (Helena Ranaldi). Ambientada no norte do Líbano, e também na imaginação da Filha, a peça acompanha a tentativa da personagem de Meola de convencer sua filha a voltar para o Brasil e viver entre os seus.

Se você gosta de artes cênicas, confira também o festival de teatro que levará artistas renomados ao interior de São Paulo

Contrapondo tradição e modernidade, a história enfatiza as diferenças entre a cultura libanesa e a brasileira, além de revelar o abismo que separa o mundo de hoje daquele de meados do século 20, época em que a Mãe migrou para o Brasil. 

Continua depois da publicidade

Com figurinos de Juliana Bertolini, o diálogo faz aflorar as subjetividades destas duas mulheres tão próximas e tão distintas, em uma relação que ressalta aspectos psicológicos, sociais e míticos.

O cenário da peça conta com apenas um espaço, um quarto de uma antiga casa no Líbano, e três objetos de cena: um tapete, um baú e um vaso de muda da planta “cedro-do-Líbano”. Esta opção aposta no jogo entre as atrizes para configurar as paisagens libanesas, o cotidiano no Brasil e todas as outras imagens advindas de suas memórias.

Raízes libanesas

Sobre o cenário, o diretor Marcelo Lazzaratto acrescenta: “Há um painel atrás composto por módulos que lembram teares, como se a trama neles gerada fosse o enredo de memórias da família, memórias que transcendem a vida vivida das personagens e acessa elementos de sua ancestralidade”.

Continua depois da publicidade

Para Samir Yazbek, o texto, inspirado em suas raízes libanesas, propõe “um mergulho na psique destas duas mulheres que, apesar de suas diferenças geográficas e temporais, elaboram seus traumas, num acerto de contas que opera a partir de arquétipos familiares, mas que faz ressoar dilemas éticos e morais que refletem a encruzilhada das visões de mundo do Oriente e do Ocidente, tão presente na formação da sociedade brasileira”. 

Para garantir os ingressos é necessário reservá-los pelo site, sempre na quarta-feira anterior à apresentação. Quem não conseguir reservar as entradas, pode ir ao Itaú Cultural no dia do evento e participar da fila de espera, organizada sempre uma hora antes da apresentação. 

Ficha técnica
Direção: Marcelo Lazzaratto
Texto: Samir Yazbek
Elenco: Helena Ranaldi e Martha Meola
Cenário: Marcelo Lazzaratto
Cenotécnico: Wanderley Wagner
Iluminação: Marcelo Lazzaratto
Operação de luz e som: Bruno Garcia
Figurino: Juliana Bertolini
Assistente de figurino: Vi Silva
Fotos: Camila Rios
Direção de produção: Jessica Rodrigues
Produção executiva: Carolina Henriques
Assistente de produção: Rommaní Carvalho

Continua depois da publicidade

Serviço
Espetáculo “Por trás das Flores”
Onde? Itaú Cultural - avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô
Quando? Até 22/9 (de quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 19h)
Capacidade: 224 lugares
Duração: 80 minutos, aproximadamente
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos 
Entrada gratuita, reserve aqui

 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados