Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Medidas gerais de cuidado e higiene servem para prevenir a maioria dos problemas | Divulgação
A estação mais quente do ano chegou no dia 22 de dezembro e junto com o verão começou a temporada de sol, praia e piscina. Se a combinação é perfeita para curtir as férias e os finais de semana de janeiro, ela pode ser extremamente prejudicial para a pele, caso não se tome os cuidados necessários.
Continua depois da publicidade
“A pele precisa de atenção sempre. Porém, algumas características se alteram conforme o clima, se está úmido, seco, quente... Então, temos que adaptar os cuidados”, explica a dermatologista e tricologista Damaris Ortolan, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Além do maior risco de erupções relacionadas à exposição solar e de queimaduras causadas pelo sol, algumas doenças de pele também são mais comuns nesta época do ano, como as micoses, brotoejas, manchas marrons, sardas brancas, acne tropical, urticária solar, entre outras. Ficou assustado? Calma. Medidas gerais de cuidado e higiene servem para prevenir a maioria dos problemas.
“As pessoas devem ter atenção redobrada para secar bem a pele após o banho, manter as regiões de dobras sempre secas, evitar locais muito quentes ou abafados, ingerir mais que dois litros de água ao dia e não expor-se ao sol entre 10h e 15h”, alerta a dermatologista Elisabete Dobao, membro da European Academy of Dermatology and Venereology (EADV). Veja mais dicas para manter a pele bonita e saudável neste verão.
Continua depois da publicidade
Fique de olho no banho
Para se livrar do suor e se refrescar em meio às altas temperaturas, muitas pessoas optam por tomar vários banhos ao dia durante o verão. O hábito, contudo, requer alguns cuidados para não retirar a camada de hidratação da pele, tornando-a mais seca e suscetível à coceiras e dermatites. “A água em si não é um problema, o que não pode é tomar banhos muito quentes e nem usar sabonetes e shampoos em excesso”, diz Damaris. Assim, tome apenas um banho completo, prefira usar sabonetes líquidos e aumente a hidratação com sérum ou loções.
Use protetor solar
Continua depois da publicidade
Não importa o seu tipo de pele, segundo os dermatologistas, é preciso passar protetor solar, com no mínimo fator 30, todos os dias. A camada precisa ser generosa para ter uma boa eficácia e deve ser aplicada em todas as partes do corpo, cerca de 30 minutos antes de se expor ao sol. Se for usar outros produtos, o correto é primeiro limpar a pele, depois hidratar e, por fim, passar o protetor solar e a maquiagem. Na hipótese de usar repelente, este deve ser sempre passado por último. Na praia ou piscina, preferia produtos resistentes à água e reaplique o protetor toda vez que der um mergulho, ou a cada 3 horas.
Cuide da alimentação
Manter uma alimentação saudável também é essencial para ter uma pele bonita no verão. Dessa forma, prefira carnes grelhadas, beba bastante água e evite ingerir bebidas alcoólicas. Invista em uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes, que possuem bastante antioxidantes e ajudam a combater os radicais livres.
Continua depois da publicidade
Proteja olhos e cabelos
Olhos e cabelos também sofrem o excesso de sol. Dessa forma, saia sempre com óculos escuros e na praia, não se esqueça de usar chapéu com abas largas. Se possível, evite procedimentos agressivos ao cabelo nesta época do ano, especialmente se for muito à praia ou à piscina e lembre-se de manter as hidratações em dia.
Pele negra
Continua depois da publicidade
A pele branca é bem mais suscetível aos danos solares. Contudo, engana-se quem pensa que a pele negra não precisa de cuidados durante o verão. Além da obrigatoriedade do uso de protetor solar com fator 30, é preciso investir pesado na hidratação, visto que a pele mais escura é mais ressecada, sofrendo mais com a ação do cloro, por exemplo, e tem uma tendência maior a manchas.
Crianças e idosos
Crianças e idosos desidratam com mais facilidade, por isso a hidratação desses grupos deve ser observada com mais atenção. Ofereça com frequência água, sucos e água de coco. Invista também na proteção mecânica, como roupas leves e frescas com proteção UVB. Vale lembrar que as crianças, sobretudo as menores de 6 anos, devem usar protetor solar específico e recomendado pelo dermatologista ou pediatra.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade