A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 23 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Entretenimento

Museu em São Paulo tem passeio exclusivo de trem maria-fumaça; saiba onde

Passeio promete experiência histórica que revive a magia das antigas locomotivas

Monise Souza

22/11/2024 às 22:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Passeio é uma oportunidade para os amantes da história ferroviária experimentarem a emoção de um meio de transporte que foi essencial para o desenvolvimento de São Paulo

Passeio é uma oportunidade para os amantes da história ferroviária experimentarem a emoção de um meio de transporte que foi essencial para o desenvolvimento de São Paulo | Divulgação

Prepare-se para uma viagem nostálgica pelo passado ferroviário da capital paulista. O Museu da Imigração (MI), na zona leste de São Paulo, convida o público para embarcar em um autêntico trem maria-fumaça e vivenciar uma experiência inesquecível.

Continua depois da publicidade

Localizado na rua Visconde de Parnaíba, no bairro da Mooca, o museu oferece uma experiência histórica que revive a magia das antigas locomotivas. Os passeios têm saídas programadas aos sábados, domingos e feriados, saindo da plataforma ferroviária histórica do Museu da Imigração. 

Trem da República também apresenta sua mais nova atração: o Expresso de Natal. Um evento que promete encantar, além de ser uma das principais experiências natalinas do interior de São Paulo.

Horários das Saídas

Os passeios são promovidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). Veja os horários das saídas aos fins de semana e feriados.

Continua depois da publicidade

  • 11h;
  • 12h;
  • 13h;
  • 14h40;
  • 15h30;
  • 16h30.

Os passeios realizados fora do sábado e domingo serão considerados fretamento e têm valores diferentes do que é praticado aos fins de semana.

Experiência

Para recriar a experiência daqueles que faziam o percurso Santos-Jundiaí, os passeios de Maria-fumaça são acompanhados por monitoresPara recriar a experiência daqueles que faziam o percurso Santos-Jundiaí, os passeios de maria-fumaça são acompanhados por monitores/Divulgação/Museu da Imigração

O passeio é uma oportunidade para os amantes da história ferroviária experimentarem a emoção de um meio de transporte que foi essencial para o desenvolvimento de São Paulo.

Ao embarcar na maria-fumaça, os visitantes terão a chance de contemplar o charme das antigas locomotivas, com vagões que remetem a uma época de elegância e simplicidade. 

Continua depois da publicidade

Os passageiros são levados a se imaginarem no século passado, durante um trajeto de três quilômetros entre as estações Mooca e Brás, que dura aproximadamente 30 minutos. 

Para realizar o passeio o público embarca num vagão de 1928 recuperado na Oficina de Restauração da ABPF, que desenvolve um trabalho de reparo dos trens, respeitando suas características originais, como tipo de madeira, cor, dimensões e montagem.  

História do local

A Hospedaria de Imigrantes do Brás, onde hoje funciona o MI, recebeu pessoas de todas as regiões do Brasil e de diversos países, ao longo dos mais de 90 anos de funcionamento.

Continua depois da publicidade

 Muitos migrantes e imigrantes ao desembarcarem no porto de Santos seguiam de trem até a estação da Hospedaria do Brás. A estrada de ferro que vinha de Santos até a hospedaria pertencia à Companhia São Paulo Railway, que ligava Santos à Jundiaí e era responsável pelo transporte dos imigrantes e do café.   

Para recriar a experiência daqueles que faziam esse percurso, os passeios de maria-fumaça são acompanhados por monitores que contam um pouco da história da locomotiva e simulam algumas práticas típicas das antigas viagens de trem.

Ingressos

Os ingressos para vivenciar essa experiência podem ser adquiridos diretamente na plataforma de embarque.

Continua depois da publicidade

Os valores são:

  • R$ 40 | Inteira;
  • R$ 20 | Meia-entrada (estudantes, professores da rede pública e privada, aposentados mediante comprovação).

Crianças de até 5 anos não pagam.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados