Entre em nosso grupo
2
Entretenimento
Exposição fica até 21 de julho em Guarulhos e conta com mais de 440 videogames expostos; entrada é gratuita
Continua depois da publicidade
Museu contará com diversas variedades de consoles | Reprodução/Guarulhos todo dia
O Museu do Videogame Itinerante retorna a Guarulhos pelo segundo ano consecutivo. A exposição interativa que roda diversas cidades do país acontece no Internacional Shopping.
Continua depois da publicidade
A entrada é totalmente gratuita e você não precisa reservar ingresso com antecedência. O evento está montado ao lado do mercado Extra, no primeiro piso, e ficará aberto até 21 de julho, funcionando de domingo a domingo.
Nesta edição de 2024 terá cerca de 440 videogames em exposição, variando desde os primeiros consoles do mundo até os mais recentes de realidade virtual.
Alguns consoles estão em “vitrines”, e não é possível o contado físico. O visitante poderá ver, tirar foto e ler sobre a história daquele determinado console.
Continua depois da publicidade
Mas o que faz muito sucesso entre o público jovem e os mais velhos, é poder jogar games clássicos e atuais. No espaço, há dezenas de aparelhos funcionando perfeitamente, proporcionando experiências únicas para o público presente.
A imersão no mundo dos videogames proporciona diversão não só para o filho, mas também para o pai que gostaria de reviver clássicos dos anos 90 e 2000.
No evento, todos podem jogar e se divertir com games como Super Mario World, Sonic, Crash Bandicoot, Street Fighter, Guitar Hero, Fifa, PES, Just Dance, Gran Turismo e muitos outros.
Continua depois da publicidade
Já os consoles, as opções também são extensas. Serão cinco gerações de PlayStation, vários modelos de Nintendo e do Xbox, além do memorável Atari, Game Cube, Sega e o Mega Drive.
O espaço também oferece simuladores de corridas, controles gigantes, um enorme palco para o Just Dance e a área de realidade virtual, com o PlayStation VR2 como destaques do evento.
Em entrevista ao GTD, o Cleidson Lima, que é criador e curador do Museu do Videogame Itinerante, explica que o espaço é reconhecido pelo Instituto Brasileiro de Museus.
Continua depois da publicidade
“Nós fazemos um trabalho de resgate museológico assim como qualquer museu. Hoje, nós temos aqui um acervo de aproximadamente 440 videogames, desde o primeiro do mundo até o PlayStation 5. O acervo do museu é muito diversificado e completo, ele vai dos consoles portáteis, dos consoles de mesa, dos microcomputadores mais importantes da história do videogame, temos muito acessórios importantes para a história do videogame”.
No ano passado, o evento foi um sucesso, e nesse ano, ele voltou ainda maior e com mais telas para o público se divertir.
“Tem muita opção, mas o que o pessoal mais gosta e se diverte é realidade virtual, simuladores de corrida e alguns clássicos, como Megadrive, Super Nintendo, Atari".
Continua depois da publicidade
“O pai que jogou Atari nos anos 80, quando chega aqui e vê um Atari funcionando já escorre uma lágrima, vem aquela nostalgia e ele pode mostrar para o filho como se jogava na época. Tem toda essa diversidade que a gente apresenta aqui no museu”, explica o criador do evento.
Ele foi apresentado pela primeira vez em 1972, apelidado de Magnavox Odyssey é o primeiro console de videogame doméstico da história. O criador, Ralph Baer, antes disso, em 1967 o engenheiro havia desenvolvido um aparelho chamado Brown Box.
“Ralph Baer era um alemão que foi para os Estados Unidos e se naturalizou. Nos Estados Unidos, a partir dos 60 e 70, começou a ficar muito comum as empresas de engenheiros e inventores tentando inventar alguma coisa”.
Continua depois da publicidade
“Foi daí que surgiu a ideia do videogame. Nós temos aqui no museu uma réplica dessa caixa, que a gente chama de caixa marrom (brown box), que é o conceito do que seria o primeiro videogame do mundo. É uma réplica. Não é a original porque a original não existe mais”.
• Quando? De 6 a 21 de julho
• Horário de funcionamento: Segunda a sábado, das 15h às 21h / Domingo, das 14h às 20h
• Onde? Internacional Shopping Guarulhos, ao lado do Mercado Extra
• Quanto? Entrada gratuita
*Texto sob supervisão de Diogo Mesquita
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade