Entre em nosso grupo
2
Entretenimento
Festival Dia das Crianças 2024 conta com 16 atividades gratuitas
Continua depois da publicidade
Crianças terão oportunidade de mostrar seus talentos artísticos no espetáculo paras crianças | Divulgação
A agenda cultural de São Paulo está cheia de atividades para todos os públicos, gostos e interesses, principalmente quando se trata de Dia das Crianças. As atrações são gratuitas em espaços espalhados por todo o estado.
Continua depois da publicidade
O Museu da Língua Portuguesa, uma das instituições da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, promove o Festival Dia das Crianças 2024 com 16 atividades gratuitas, no próximo sábado (12/10).
Vale lembrar que o Museu terá entrada gratuita em todos os sábados e domingos até o mês de dezembro, com diversas exposições em andamento.
O local vai se transformar em circo, oficinas artísticas, gincanas e até mesmo em um programa de auditório. As atividades são todas gratuitas e destinadas aos públicos de todas as idades, incluindo a primeira infância. As atividades da programação especial ocorrem das 10h às 17h em espaços do local.
Continua depois da publicidade
Confira a programação para o Dia das Crianças no Museu:
Comandados pela maestrina Regina Kinjo, os 55 integrantes do Coral Infantojuvenil da Escola Municipal de Música de São Paulo abrem a programação artística do Festival Dia das Crianças 2024 do Museu.
O repertório contém faixas do cancioneiro popular brasileiro, incluindo Vilarejo (Marisa Monte), João e Maria (Chico Buarque/Sivuca), e internacional, como Bridge Over Troubled Water (Paul Simon). O pianista Juliano Kerber também se apresentará.
Continua depois da publicidade
Ao som da rabeca, os personagens do espetáculo de teatro de rua Cavalo-Marinho Brinquedo da Terra apresentam diversos aspectos da cultura brasileira.
Capitaneados pelo mestre Rafa da Rabeca, os artistas deste projeto utilizam cantos, danças e ritmos musicais como o baião para celebrar figuras como o boi, símbolo da fartura e da força em muitas regiões do país.
A oficina Monstros Urbanos convida as crianças a observarem ao redor e a identificarem figuras que aparecem e que se “escondem” atrás das construções urbanas. Em seguida, elas são instigadas a desenhá-las.
Continua depois da publicidade
Já a oficina de Carimbos permitirá que cada participante crie narrativas a partir de carimbos de imagens e palavras inspiradas nas gravuras da literatura de cordel. Ambas serão oferecidas pelo Núcleo Educativo do Museu.
As crianças serão desafiadas a soletrar corretamente palavras sorteadas pelos educadores e educadoras do Museu nesta atividade.
As crianças terão uma oportunidade de mostrar seus talentos artísticos no espetáculo paras crianças. Esta montagem recria populares programas de auditório da TV brasileira, promovendo uma experiência musical e interativa para todos os participantes. O projeto tem direção artística de Karina Giannecchini e Cris Scabello.
Continua depois da publicidade
Um espaço para crianças de 5 a 14 anos brincarem de forma lúdica e espontânea, utilizando materiais do dia a dia e muita imaginação. Esta é a proposta do Livre Brincar que a Madri Recreações promoverá no festival.
Estarão espalhados pelo Pátio B jogos e brincadeiras tradicionais como Amarelinha, Bambolês e Pescaria. Além disso, as crianças e suas famílias serão desafiadas a criar torres com pratos e copos coloridos e a marcar gols no futebol de pano.
Depois de uma viagem por vários países da América Latina para conhecer a diversidade cultural da região, dois aventureiros descobrem uma antiga lenda sobre o surgimento do rio Amazonas.
Continua depois da publicidade
De autoria do Coletivo Identidade Livre, o espetáculo Recontação de Memórias Latinas destaca a importância da natureza e enaltece a sabedoria e a riqueza dos povos originários de todo o continente americano.
Mágicas clássicas e modernas, além de números de ilusionismo, compõem a apresentação do mágico Brunno. Em sua performance, que conta com a interação com crianças e adultos, ele ainda se vale de técnicas de ventriloquia ao manipular dois bonecos, o sapo Caco e o pássaro Zeca.
As crianças menores terão um espaço exclusivo na programação. Com objetos e ações específicas, o local ficará sob responsabilidade da CriaLudis, especializada na criação de experiências lúdicas para todos os públicos.
Continua depois da publicidade
Papéis, canetinhas, máquina de escrever e latas de spray estarão à disposição das crianças e suas famílias na Oficina DePara Mirim, convidando-as a escrever, desenhar ou colorir cartas. A atividade ainda contará com um mural, no qual as crianças poderão deixar mensagens.
Sob condução da palhaça Reco-Reco, uma mestra de cerimônias especializada em mais atrapalhar do que organizar, a Cia Matulandante apresentará números que envolvem equilibrismo em perna de pau, malabarismo e palhaçaria.
Bicicletas com formatos atípicos, feitas com peças velhas usadas de forma bem diferente do comum. Assim são as FreakBikes, utilizadas por um grupo de artistas-inventores na performance Vivências com as bicicletas malucas. Algumas delas estarão à disposição de crianças e adultos.
Continua depois da publicidade
Coberto com dezenas de bexigas de diversas cores, o artista FEVA anda de patins ao mesmo tempo, em que interage com todas as pessoas ao seu redor. Na performance urbana Brincantes: Efeito Colateral, ele busca transformar o espaço público em um local mais colorido e divertido.
Além disso, o local terá atração nos espaços expositivos. Temporariamente, com curadoria do músico e filósofo Tiganá Santana, a mostra Línguas africanas que fazem o Brasil destaca a presença de línguas de África.
A exposição principal do Museu contém uma série de experiências lúdicas e audiovisuais que ajudam a mostrar a diversidade da língua portuguesa falada no Brasil e em outras partes do mundo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade