A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 27 Abril 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Entretenimento

Mostra 'Desenhos e Pinturas', de Gregório Gruber, segue aberta na Barra Funda

Exposição marca o retorno do artista plástico e revela cenas da cidade de São Paulo; visitação é gratuita

Bruno Hoffmann

25/07/2023 às 18:50  atualizado em 25/07/2023 às 19:02

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Obra da exposição

Obra da exposição | Divulgação

O artista plástico Gregório Gruber apresenta a mostra "Desenhos e Pinturas" desde 15 de julho, das 16h às 21h, na galeria São Paulo Flutuante, na Barra Funda, em São Paulo. O texto curatorial fica a cargo de Denise Mattar. A visitação, que é gratuita, segue até 14 de outubro de 2023.

Continua depois da publicidade

Reunindo cerca de 42 trabalhos inéditos e obras relevantes do seu acervo particular (entre pinturas acrílicas, pastel sobre papel, esculturas e assemblages), a exposição marca o retorno do artista nascido em Santos, mas criado em São Paulo, que não expunha de forma solo há quase uma década. As obras datam de 2020, época da pandemia de Covid-19, até 2023, e mostram cenas (diurnas e noturnas) da capital paulista, como avenida Paulista, Vale do Anhangabaú, Parque Dom Pedro I, Marechal Deodoro e Pacaembu, entre outras.

Como parte complementar, será exibido o documentário "Gregório no Centro", que foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural – ProAC Expresso LAB 51/2020, “Prêmios por Histórico de Realização em Artes Visuais” da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Produzido por Lorena Hollander (filha do pintor), pesquisa e entrevista de Laura Escorel e captação e edição de Renata Chebel, o artista plástico, com 50 anos de atuação, abre seu estúdio e conta sobre suas primeiras lembranças do centro de São Paulo.

O artista já teve textos escritos sobre a sua obra por críticos, curadores e artistas como Aracy Amaral, Jacob Klintowitz, Miguel de Almeida, Pietro Maria Bardi, Carlos von Schmidt, Sheila Leirner, Olívio Tavares de Araújo, Wesley Duke Lee, Ernestina Karman, Jayme Maurício, Mario Schenberg, Flávio de Aquino, Roberto Pontual, Frederico de Morais, Flávio Motta e Radha Abramo.

Continua depois da publicidade

"A vivência no Centro da cidade me fez querer pintar o meu entorno, os edifícios, as ruas e as pessoas que fazem parte do meu círculo. Foi a lição que a História da Arte me ensinou, como por exemplo, Van Gogh pintou Arles na sua época e Gauguin pintou as ilhas marquesas. Eu tinha essa consciência que precisava me relacionar com que estava perto", afirma o artista que foi criado na Rua Martins Fontes, no centro de São Paulo, e é filho do também pintor Mário Gruber (1927-2011)

Sobre o artista

Gregório Gruber nasceu em 1951, em Santos/SP. Vive e trabalha em São Paulo. Surgiu no cenário artístico no início dos anos 70 como desenhista e gravador, coincidindo com a volta da figuração e da pintura.

Continua depois da publicidade

Depois de entrar na faculdade de Artes Plásticas, na FAAP em São Paulo, viajou para a Europa e frequentou diversos cursos de artes em diferentes cidades como Paris, Londres e Amsterdam. Em 1974, a convite de Pietro Maria Bardi, voltou ao Brasil para realizar sua primeira mostra individual no MASP. A partir daí participou de diversas bienais, mostras em museus e de exposições em galerias pelo mundo todo.

Entre suas principais mostras estão: XV Bienal Internacional de São Paulo, Bienal de Paris, O Desenho Moderno no Brasil e Retratos e Auto-Retratos na Coleção Gilberto Chateaubriand.

Foi premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte em Melhor gravura, ganhou o Prêmio de Aquisição no Salão Nacional de Artes Plásticas e, pela Funarte, foi premiado no 10º Salão Paulista de Arte Contemporânea. Em 1989, passou a criar também em seu estúdio em Barcelona onde ampliou seus recursos técnicos produzindo esculturas, pinturas matéricas e cenografias. Atualmente reside em São Paulo e na Serra da Cantareira, onde mantém um estúdio desde os anos 1980, trabalhando com as mais variadas técnicas, como pintura a óleo e acrílica, escultura em argila e madeira, litografia, gravura em metal e assemblage.

Continua depois da publicidade

Serviço:

Exposição "Desenhos e Pinturas", do artista plástico Gregório Gruber

Rexto curatorial: Denise Mattar

Continua depois da publicidade

O quê: pinturas, desenhos, esculturas, vídeo e assemblages

Visitação: até 14 de outubro de 2023 (segunda a sexta, 10h às 18h e sábados, 10h às 12h)

Local: Galeria São Paulo Flutuante - rua Brigadeiro Galvão, 130, Barra Funda. Tel: (11) 94907-989

Continua depois da publicidade

Quanto: Gratuito

Redes sociais:

Gregório Gruber: @gregoriogruber

Continua depois da publicidade

Denise Mattar: @mattardenise

Galeria São Paulo Flutuante: @sp_flutuant

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados