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Mel Lisboa interpreta Madame Blavatsky em apresentações gratuitas em São Paulo

Com dramaturgia de Claudia Barral e direção de Marcio Macena, monólogo apresenta ao público a misteriosa figura da russa Helena Petrovna Blavátskaya

Mariana Ribeiro

24/10/2024 às 20:30

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Solo estrelado pela atriz Mel Lisboa, terá duas apresentações gratuitas em São Paulo durante o mês de novembro

Solo estrelado pela atriz Mel Lisboa, terá duas apresentações gratuitas em São Paulo durante o mês de novembro | João Caldas/Divulgação

“Madame Blavatsky - Amores Ocultos”, solo estrelado pela atriz Mel Lisboa, terá duas apresentações gratuitas em São Paulo durante o mês de novembro, uma na quarta-feira (13/11), no Teatro Arthur Azevedo, na região da Mooca, e outra na quinta-feira (28/11), no Teatro Cacilda Becker, na Lapa. Ambas as apresentações serão às 21h. 

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Inspirado na trajetória da escritora russa Helena Petrovna Blavátskaya (1831-1891), cofundadora da Sociedade Teosófica, o monólogo tem dramaturgia de Claudia Barral e direção assinada por Marcio Macena. 

A peça brinca com os limites da ficção, investigando convenções da representação teatral e simulando, através do texto, uma incorporação mediúnica. “Madame Blavatsky - Amores Ocultos” trata-se de uma “não-peça”, já que propõe ao público uma espécie de experiência mística.

O monólogo

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Em cena, o espírito de Helena Blavatsky exige retornar ao teatro, utilizando-se do corpo de uma atriz, interpretada por Mel Lisboa, para colocar a sua controversa trajetória em pratos limpos. 

Em cena, o espírito de Helena Blavatsky exige retornar ao teatro, utilizando-se do corpo de uma atriz, interpretada por Mel Lisboa, para colocar a sua controversa trajetória em pratos limpos. Foto: João Caldas/Divulgação
Em cena, o espírito de Helena Blavatsky exige retornar ao teatro, utilizando-se do corpo de uma atriz, interpretada por Mel Lisboa, para colocar a sua controversa trajetória em pratos limpos. Foto: João Caldas/Divulgação
Como toda história tem várias versões, Helena é interrompida por outros espíritos, que também querem dividir com o público suas impressões. Foto: João Caldas/Divulgação
Como toda história tem várias versões, Helena é interrompida por outros espíritos, que também querem dividir com o público suas impressões. Foto: João Caldas/Divulgação
A ideia é apresentar ao público a figura complexa, dinâmica e independente de Blavatsky, responsável pela sistematização da moderna Teosofia. Foto: João Caldas/Divulgação
A ideia é apresentar ao público a figura complexa, dinâmica e independente de Blavatsky, responsável pela sistematização da moderna Teosofia. Foto: João Caldas/Divulgação
A peça brinca com os limites da ficção, investigando convenções da representação teatral e simulando, através do texto, uma incorporação mediúnica. 'Madame Blavatsky - Amores Ocultos' trata-se de uma 'não-peça', já que propõe ao público uma espécie de experiência mística. Foto: João Caldas/Divulgação
A peça brinca com os limites da ficção, investigando convenções da representação teatral e simulando, através do texto, uma incorporação mediúnica. 'Madame Blavatsky - Amores Ocultos' trata-se de uma 'não-peça', já que propõe ao público uma espécie de experiência mística. Foto: João Caldas/Divulgação

Como toda história tem várias versões, Helena é interrompida por outros espíritos, que também querem dividir com o público suas impressões.

A ideia é apresentar ao público a figura complexa, dinâmica e independente de Blavatsky, responsável pela sistematização da moderna Teosofia (que, de maneira resumida, pode ser definida como o conjunto de doutrinas filosóficas, esotéricas e ocultistas que buscam o conhecimento direto dos mistérios da vida, da natureza e da divindade).

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A figura misteriosa de Blavatsky surgiu em um momento histórico em que a religião estava sendo rapidamente desacreditada pelo avanço da ciência e da tecnologia. Helena, então, tornou-se cofundadora da Sociedade Teosófica, que pregava a junção de todos os credos, incentivando a pesquisa científica, o pensamento independente e a crítica da fé cega através da razão.

Assim, a estudiosa viveu em busca de conhecimento filosófico, espiritual e esotérico, para desenvolver seus poderes paranormais controladamente, a fim de que pudesse servi-los como instrumento para a instrução do mundo ocidental. Lutou contra todas as formas de intolerância e preconceito, atacou o materialismo e o ceticismo arrogante da ciência, e pregou a fraternidade universal.

“Essa personagem única influenciou milhares de pessoas em todo o mundo desde que apareceu, da população comum até estadistas, líderes religiosos, literatos e artistas, e deve mais do que nunca ser conhecida do público. Ela abalou e desafiou de tal modo as correntes ortodoxas da religião, da ciência, da filosofia e da psicologia, que é impossível ficar ignorada. Foi uma verdadeira iconoclasta - ao rasgar e fazer em pedaços os véus que encobriam a realidade”, conta o diretor Marcio Macena.

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Gosta de monólogos? Então não deixe de conferir que, com Thiago Lacerda, peça 'A Peste' estreia em São Paulo

Ficha Técnica
Elenco: Mel Lisboa
Texto: Cláudia Barral
Direção: Marcio Macena 
Figurino: João Pimenta 
Cenário: Marcio Macena 
Designer de Luz: Ligia Chaim
Designer de som: Bruno Pinho
Cenotécnico: Alicio Silva - Casa Malagueta 
Operadora de Luz: Roseli Marttinely
Operador de Som: Vinicius Reis
Assistente: Lorenzo Saliba
Produtora Executiva: Dani D' Agostino
Fotos: João Caldas e gaTú Filmes
Arte de Divulgação:  Hudson Senna
Criação de Conteúdo: gaTú Filmes 
Redes Sociais: Jéssica Fioramonte
Designer Gráfico: Valentina Namur e Decola Agência 
Direção de Produção: Morena Carvalho 
Realização: Estapafúrdia Produções e Lisboa Produções

Serviço
Madame Blavatsky - Amores Ocultos 
Duração: 60 minutos
Classificação: 12 anos
Onde? Teatro Arthur Azevedo - Avenida Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca, São Paulo
Quando? Quarta-feira (13/11), às 21h
Ingressos: Grátis, distribuídos 1 hora antes da sessão na bilheteria do teatro
Onde? Teatro Cacilda Becker - Rua Tito, 295 - Lapa, São Paulo 
Quando? Quinta-feira (28/11), às 21h
Ingressos: Grátis, distribuídos 1 hora antes da sessão na bilheteria do teatro

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