Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Leonardo DiCaprio foi, por muito tempo, "esnobado" pelo Oscar | Reprodução/Youtube
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, organizadora do Oscar, tem uma história marcada por controversas. Muitos críticos da mídia e pessoas na internet criticam suas escolhas para vencedores da estatueta.
Continua depois da publicidade
Uma das injustiças mais conhecidas pelos brasileiros é a derrota de Fernanda Montenegro no Oscar de 1999. Naquele ano, quem levou o prêmio de Melhor Atriz foi Gwyneth Paltrow por “Shakespeare Apaixonado”, num cenário polêmico de compra de votos.
Muitos brasileiros consideram que 2025 pode ser o ano da revanche para os brasileiros, apostando na vitória de Fernanda Torres como Melhor Atriz por seu papel em “Ainda Estou Aqui” (2024).
Na mesma situação que Montenegro, estão muitos atores de Hollywood. Relembre quais deles já foram indicados várias vezes, mas nunca levaram uma estatueta para casa.
Continua depois da publicidade
A atriz, conhecida por suas atuações impecáveis em “Atração Fatal” (1987) e “A Esposa” (2017), tem o recorde de maiores nomeações sem nenhuma vitória no Oscar. A veterana já foi indicada oito vezes.
As derrotas que mais causaram revolta em seus fãs foram as de 1983, 1988 e 1989. Na primeira, Glenn foi indicada como Melhor Atriz por “Atração Fatal”, mas perdeu a estatueta para a cantora Cher.
Em 1988, a atriz foi indicada a Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel como mãe do protagonista em “O Mundo Segundo Garp”. No ano seguinte, Glenn foi indicada como Melhor Atriz por “ Ligações Perigosas”, mas perdeu para Jodie Foster.
Continua depois da publicidade
Apesar de ser um dos atores mais conhecidos de Hollywood, Johnny Depp nunca ganhou um Oscar. Ele foi indicado três vezes, todas na categoria de Melhor Ator, em 2004, 2005 e 2008.
Sua primeira derrota é a que mais revolta os fãs. Seu trabalho icônico como Jack Sparrow em “Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra” (2003) não foi reconhecido pela Academia. Quem ganhou naquele ano foi Sean Penn, por “Sobre Meninos e Lobos”.
Nos anos seguintes, Depp foi indicado pelas atuações em “Em Busca da Terra do Nunca” (2004) e “Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet” (2007). Foi derrotado, respectivamente, por Jamie Foxx em “Ray” e Daniel Day-Lewis em “Sangue Negro”.
Continua depois da publicidade
Por mais incrível que pareça, um dos melhores atores de filme de ação do cinema nunca recebeu um prêmio do Oscar. Tom Cruise foi indicado duas vezes como Melhor Ator e uma como Melhor Ator Coadjuvante.
Sua primeira derrota aconteceu em 1990, indicado por “Nascido em 4 de Julho”, quando perdeu o título de Melhor Ator para Daniel Day-Lewis, de “Meu Pé Esquerdo”.
Sete anos depois, a história se repetiu. Mesmo sendo aclamado por sua interpretação como protagonista em “Jerry Maguire: A Grande Virada”, Tom Cruise não levou a estátua para casa. Quem ganhou foi Geoffrey Rush por “Shine - Brilhante”.
Continua depois da publicidade
A última vez que concorreu foi como Melhor Ator Coadjuvante em 2000. Indicado por "Magnólia", Cruise foi derrotado por Michael Caine, de “Regras da Vida”.
A atriz quase bate o recorde de maiores indicações sem prêmios. Amy Adams foi indicada seis vezes ao Oscar, cinco como Melhor Atriz Coadjuvante e uma como Melhor Atriz.
Sua estreia na premiação foi em 2006, como coadjuvante de “Retratos de Família”. A história se repetiu em 2009 e 2011, quando foi indicada, respectivamente, por “Dúvida” e “O Vencedor”.
Continua depois da publicidade
Em 2013, quando foi indicada por “O Mestre”, Amy perdeu a categoria de Melhor Atriz Coadjuvante para Anne Hathaway, pelo aclamado “Os Miseráveis”. Em 2019, foi derrotada na mesma categoria por seu papel em “Vice”.
A única vez que Amy foi indicada como Melhor Atriz, uma das principais categorias do Oscar, foi em 2014, por “Trapaça”. Na ocasião, foi derrotada por Cate Blanchett, de “Blue Jasmine”.
Quando se pensa em esnobados do Oscar, um dos primeiros nomes que vem à cabeça dos cinéfilos é Leonardo DiCaprio. O ator foi indicado sete vezes, sendo seis como ator e uma como produtor.
Continua depois da publicidade
Indicado desde 1994, DiCaprio só conseguiu a estatueta em 2016, por “O Regresso”. Para a revolta dos fãs, o ator não foi indicado diretamente pelo super-premiado “Titanic”, no Oscar de 1998.
Um ano de destaque na carreira de DiCaprio foi 2013, quando protagonizou e produziu o filme “O Lobo de Wall Street”. Foi derrotado como Melhor Ator por Matthew McConaughey, de “Clube de Compras Dallas”, além da derrota na categoria de Melhor Filme para “12 Anos de Escravidão”.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade