Entre em nosso grupo
2
Entretenimento
Celeste Arantes vivia em Santos, no litoral de São Paulo
Continua depois da publicidade
Mãe de Pelé morre aos 101 anos | Arquivo Pessoal
Celeste Arantes morreu nesta sexta-feira (21/06), em Santos, no litoral de São Paulo. Celeste foi mãe de três, Jair (Zoca), Maria Lúcia e Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Não há informações sobre a causa da morte.
Continua depois da publicidade
Nascida em Três Corações, em Minas Gerais, ela criou seus filhos ao lado de João Ramos do Nascimento, o Dondinho. O casal permaneceu junto até a morte de Seu Dondinho, em 1996.
Falar de Pelé é sinônimo de falar de futebol, entretanto Celeste não via deste jeito. Para a mãe, ele era o "Dico", não o Pelé. Dona Celeste não via futuro no futebol e tinha receio que seu filho não conseguisse mostrar seu talento. Em um passado, o pai da lenda santista havia tentado e fracassou devido a lesões.
Dondinho passou pelo Atlético (MG), Hepacaré, de Lorena (SP), Vasco de São Lourenço (MG) e Bauru Atlético Clube.
Continua depois da publicidade
Em uma de suas tentativas, a mãe impediu que Pelé fosse contratado pelo Bangu, time tradicional do Rio de Janeiro. Convencida pelo marido e por Waldemar de Brito, Celeste não foi capaz de afastar o filho do futebol.
Waldemar, famoso atacante do Santos, foi o responsável por levar “Dico” ao time da Baixada Santista. Com o clube, Pelé viajou o mundo e colocou o Santos no mapa da bola. Com a Seleção Brasileira, Edson Arantes do Nascimento venceu três Copas do Mundo e oficializou o Brasil como o país do futebol.
Em 20 de novembro de 2022, Pelé fez sua última homenagem à dona Celeste em comemoração aos 100 anos da mãe.
Continua depois da publicidade
"Desde criancinha, ela me ensinou o valor do amor e da paz. Eu tenho muito mais de uma centena de motivos para agradecer por ser o seu filho. Compartilho essas fotos com vocês, com muita emoção por celebrar este dia. Obrigado por todos os dias ao seu lado, mãe", escreveu Pelé, à época, nas redes sociais.
A lenda santista faleceu no dia 29 de dezembro, aos 82 anos.
*Texto sob supervisão de Diogo Mesquita
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade