A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Entretenimento

Luxo da Aldeia: Documentário conta a história de bloco de Carnaval de Fortaleza

Bloco que ajudou a transformar o Carnaval de Fortaleza completa 15 anos, ganha webdoc e já pensa na folia de 2023 após 2 anos de pandemia

Bruno Hoffmann

25/10/2022 às 01:34  atualizado em 25/10/2022 às 01:54

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Luxo da Aldeia, bloco de Carnaval de Fortaleza, no Ceará, acaba de lançar documentário

Luxo da Aldeia, bloco de Carnaval de Fortaleza, no Ceará, acaba de lançar documentário | Divulgação

O diretor Gustavo Portela acaba de lançar "Tantos Carnavais Depois", um documentário em celebração aos 15 anos do Luxo da Aldeia, um dos principais blocos de Carnaval de Fortaleza. O webdoc exalta a história dos artistas e vislumbra a próxima folia, em 2023, após dois anos de afastamento dos músicos das ruas da capital do Ceará por causa da pandemia.

Continua depois da publicidade

Nos anos 2000, os fortalezenses que curtiam blocos de Carnaval precisavam viajar para o Recife, Salvador ou Rio, já que Fortaleza apostava em outros modelos carnavalescos. Foi quando um movimento iniciado pelos jovens começou a dar uma nova cara à folia, e os blocos nasceram aos borbotões. Um dos símbolos foi justamente o Luxo da Aldeia, que debutou em 2007 pelas ruas de Fortaleza.

O grupo foi batizado com um verso de Terral, de Ednardo, um dos hinos informais da cidade: "Eu sou a nata do lixo / Sou do luxo da aldeia / Eu sou do Ceará..."

A homenagem a um músico local não foi à toa. O bloco formado por Mateus Perdigão (voz e guitarra), Bruno Perdigão (voz e guitarra baiana), João Paulo Martins (voz) e Tiago Porto (percussão), além dos organizadores e produtores Marcus Vinicius de Oliveira, Roberto Félix e Bebel Medal, decidiram que todas as canções teriam que ter sido compostas por artistas cearenses.

Continua depois da publicidade

Com a ideia capitaneada por Marcus Vinicius de Oliveira, o Marvioli, pai de Bruno e Mateus, o trabalho de pesquisa realizado pelos integrantes culminou na criação de um repertório notabilizado por frevos, marchas, sambas e maracatus, exaltando as diversas vertentes do Carnaval local. 

Isso propiciou uma maior interação com outros artistas e blocos, fazendo com que o Luxo dividisse o palco com nomes como Fausto Nilo, Moraes Moreira, Chico César, Amelinha, Messias Holanda, Marcus Dias, bloco Camaleões do Vila, Maracatu Solar, dentre outros. 

O filme traz depoimentos pessoais que ajudam a criar a história do bloco e da folia fortalezense, além de apresentações musicais, gravadas sem público mesmo.

Continua depois da publicidade

“No entanto, ela contou com toda a energia e vontade de fazer o melhor Carnaval do mundo em 2023, com todos presentes, despencando e transbordando felicidade”, ressalta o vocalista João Paulo Martins.
Como diz Bruno Perdigão no documentário, "o Carnaval é um ensaio de como a vida deveria ser".

O projeto do webdoc "Tantos Carnavais Depois" foi contemplado pelo Edital de Cultura Tradicional Popular, da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secultfor).

Ainda dentro do do edital, o bloco realizou o seminário “O Carnaval no centro da cidade: mudanças e permanência no local da festa em Fortaleza”, ministrado pelo percussionista Tiago Porto, que também é historiador, aos alunos do 9º ano da Escola Municipal Maria Felício Lopes, realizado em setembro deste ano.

Continua depois da publicidade

O encontro teve como objetivo apresentar o Bloco Luxo da Aldeia e a sua relação com a cidade aos mais jovens, além de destacar a importância da democratização da festa e da sua relevância histórica e cultural. 

“Fizemos questão de colocar neste material audiovisual legenda e também tradução em libras, que foi feita pelo intérprete Samuel de Araújo Mateus, para que mais pessoas conheçam o Luxo da Aldeia e entendam a relevância do nosso Carnaval”, destaca Tiago.

Conheça as redes sociais do Luxo da Aldeia:

Continua depois da publicidade

Youtube – https://youtu.be/pfOS5kUlPNY 

Instagram –@luxodaaldeia – www.instagram.com/luxodaaldeia 

Facebook – www.facebook.com/luxodaaldeia

Continua depois da publicidade

Ficha técnica:

Direção, edição e finalização: Gustavo Portela
Câmeras: João Paulo, Bárbara Raposo e Plínio Câmara
Gravação, mixagem e masterização: Airton Montezuma
Auxiliar de Gravação, mixagem e masterização: Edson Sancho
Sonorização: Sandro Levi
Auxiliares de sonorização: Gabriel Marques e Antônio Marcos
Locação e buffet: Elaine Brito
Roadie: Corujito
Libras: Samuel de Araújo Mateus 
Banda:
Mateus Perdigão – voz e guitarra
Bruno Perdigão – voz e guitarra baiana
João Paulo Martins – voz
Tiago Porto – percussão 
Rodrigo Ildefonso – baixo
André Gomes – Bateria
Thales Catunda – Percussão
Bloco Luxo da Aldeia: Mateus Perdigão, Bruno Perdigão, João Paulo Martins, Tiago Porto, Marcus Vinicius Oliveira, Roberto Félix e Bebel Medal
Projeto apoiado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secultfor

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados