A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 06 Fevereiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Entretenimento

Entenda porque lugar fora da Terra foi listado como patrimônio mundial em risco

Organização internacional listou pela primeira vez 90 locais históricos lunares

Lucas Souza

05/02/2025 às 21:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Locais da Lua se tornam patrimônio histórico em risco

Locais da Lua se tornam patrimônio histórico em risco | Nasa

A organização mundial World Monuments Fund (fundo mundial dos monumentos, em tradução livre) listou, pela primeira vez, um lugar fora do planeta Terra como patrimônio histórico em risco.

Continua depois da publicidade

Segundo a organização, a Lua foi incluída na lista de 2025 devido ao início de uma nova era espacial, que vai incluir o envio de um drone do tamanho de carro à lua de Saturno, e por abrigar mais de 90 locais relacionados à presença humana.

Inédito

Os novos patrimônios históricos em risco representam os primeiros passos da humanidade na Lua, um momento histórico da civilização, como as pegadas do astronauta Neil Armstrong.

Também serão preservadas a câmera que capturou o pouso lunar televisionado e o disco memorial deixado pelos astronautas Armstrong e Buzz Aldrin.

Continua depois da publicidade

Além disso, outros 100 artefatos da missão Apollo 11 entraram na lista Watch 2025, como a foto de uma família, as cinzas de um geólogo, uma bandeira e mais.

“Eles (os objetos) enfrentam riscos crescentes em meio à aceleração das atividades lunares, realizadas sem protocolos adequados de preservação”, disse a presidente e CEO, Bénédicte de Montlaur, em comunicado oficial.

Na Terra, foram incluídos na lista o tecido urbano histórico de Gaza e a Casa dos Professores de Kiev, símbolos de duas grandes guerras da história recente.

Continua depois da publicidade

Organização no mundo

Desde sua primeira lista em 1996, a organização dedicou US$ 120 milhões em projetos em cerca de 350 patrimônios históricos em risco.

Estes, receberam a atenção do mundo e renderam US$ 300 milhões adicionais, segundo informações da CNN. 

TAGS :

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados