A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 22 Fevereiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Entretenimento

Lua de Sangue será visível no Brasil em março; veja data e horário do eclipse

Satélite natural da Terra será protagonista do primeiro eclipse total de 2025

Monise Souza

20/02/2025 às 11:11

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Fase total do eclipse durará cerca de 1h05, tempo suficiente para mudança notável na iluminação e na cor da Lua

Fase total do eclipse durará cerca de 1h05, tempo suficiente para mudança notável na iluminação e na cor da Lua | Yu Kato/Unsplash

O primeiro eclipse lunar do ano já tem data marcada e será visível em toda a América Latina, incluindo o Brasil.

Continua depois da publicidade

A Lua será destaque no primeiro eclipse total de 2025, visível em várias partes do mundo, segundo a Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa).

O primeiro eclipse do ano será visível no dia 14 de março em diversas regiões do mundo. Ainda segundo a Nasa, ele será visível do Pacífico, das Américas, da Europa Ocidental e da África Ocidental. O fenômeno promete um espetáculo único.

A fase total do eclipse lunar começará às 3h25 (horário de Brasília), segundo o “Farmers' Almanac”. Será o momento em que a Terra se alinhará entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra sobre o satélite. 

Continua depois da publicidade

A fase total do eclipse durará cerca de uma hora e cinco minutos, tempo suficiente para uma mudança notável na iluminação e na cor da Lua.

Como poderá ser visto do Brasil?

Segundo o Centro de Astronomia da Universidade de Antofagasta, no Chile, os principais momentos do eclipse lunar total ocorrem entre a noite de 13 e a madrugada de 14 de março. 

 No Brasil, a entrada na penumbra ocorre às 23h57 de quinta-feira, 13 de março, e o ápice do eclipse será às 2h59 de sexta-feira, 14 de março.

Continua depois da publicidade

O que é o eclipse lunar?

Os eclipses fascinam a humanidade desde os tempos antigos. Eles ocorrem quando um corpo celeste se contrapõe à luz de outro, e no caso do Sistema Solar, onde está a Terra, os eclipses vistos do nosso planeta podem ser tanto lunares quanto solares. 

O alinhamento perfeito entre a Terra, a Lua e o Sol fará com que o satélite natural do nosso planeta adquira uma tonalidade avermelhada, fenômeno conhecido como "Lua de Sangue". 

Os eclipses lunares são mais acessíveis, pois não exigem equipamentos especiais para observação. O uso de binóculos ou de um pequeno telescópio pode melhorar a experiência. Também é possível captar fotografias do eclipse com um telefone celular sob as condições certas.

TAGS :

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados